Notícia
25/07/2022 06:07
Guararema se torna referência para atletas da canoagem
Com aulas de graça. cidade oferece atividades nas categorias Caiaque Polo e Canoagem Slalom e vem conquistando bons resultados em torneios nacionais

Fonte: ge.globo.com


Em Guararema/SP, as águas cristalinas do Rio Paraíba ganharam o colorido das embarcações através de um projeto que tem atraído amantes da canoagem. Desde 2015 uma parceria entre um hotel da cidade, o Sesi e a prefeitura municipal oferecem gratuitamente aulas de caiaque polo e de canoagem slalom para a população.
 
O primeiro professor e idealizador da Associação Guararemense de Canoagem, a AGUACAN, foi o ex-atleta da seleção brasileira, João Vitor Machado, que representou o país por mais de dez anos em torneios Pan-americanos e Mundiais. Ele também foi o responsável pela estrutura da canoagem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
 
“Poucas cidades exploram o Paraíba (rio) como a gente explora, na parte esportiva, turística, então o Paraíba foi um dos principais fatores que calhou para trazer a canoagem para cá e fazer a canoagem o que é tão rápido, né? Ter um desempenho tão bom em tão pouco tempo”, disse o atleta Eduardo de Oliveira.
 
Uma das modalidades oferecidas junto à AGUACAN é o Caiaque Polo, esporte coletivo, com dois times de cinco canoístas cada, que se enfrentam em jogos de dois tempos de dez minutos. Assim como no futebol, o objetivo é fazer o gol. Já a canoagem slalom, que também faz parte do programa olímpico, o canoísta passa por pontos específicos durante o percurso girando a embarcação no sentido da corrente ou no sentido contrário.
 
Nos dois estilos, a equipe conquistou bons resultados recentemente. O último compromisso, porém, foi no polo, no Campeonato Brasileiro disputado em Londrina, no Paraná, no início de julho. Por lá, eles competiram com cinco equipes, entre o masculino e feminino, nas categorias ouro, prata e bronze.
 
Na prata, os dois times de Guararema foram finalistas, sendo que uma se sagrou campeã e a outra terminou com a prata. No bronze, tinha uma equipe, que ficou com o terceiro lugar. Já o grupo da categoria ouro garantiu a quarta colocação, e a equipe exclusivamente feminina acabou em terceiro.
 
Já na Canoagem Slalom de Guararema, o destaque é o jovem Max Cunha Rodrigues, de apenas 13 anos, que já acumula dois títulos brasileiros, sendo o último deles conquistados em junho, na cidade de Tibagi, também no Paraná.
“Eu acabei conhecendo pela natação. Igual, me identifico muito com uma atleta olímpica, que é a Ana Sátila Vargas. Ela começou através da natação também, e eu vivo me dedicando, me esforçando e acabei ganhando vários campeonatos, me dedicando bastante e me destacando. Então eu me sinto muito privilegiado por estar onde estou, sendo um bicampeão brasileiro”, falou Max.
 
Embora jovem, Max sonha alto e tem como objetivo participar de uma Olimpíada e, quem sabe, trazer a primeira medalha do país na modalidade.
 
“Eu queria participar da de 2024, mas já passou a seletiva, e pela minha idade, eu não conseguiria ir para a seletiva hoje. Mas, com certeza, em 2028, no campeonato olímpico, eu estou lá”, afirmou o jovem canoísta.
 
Atualmente, a escola de canoagem em Guararema conta com cerca de 100 alunos. Nem todos os canoístas que participam das aulas têm o objetivo de competir, mas muitos encontraram no esporte mais qualidade de vida.
 
“Mais ou menos em 2014 eu estava afastado da prefeitura porque eu tinha sofrido um acidente. Eu tenho um encurtamento de membro na perna esquerda, e me ajudou muito (canoagem) na recuperação. Inclusive, no começo eu vinha para remar, eu vinha de muleta para remar. Assim, sabe que é importante para saúde e para vários outros benefícios que a canoagem traz pra gente”, destacou o funcionário público Gerson Leme Mariano Júnior, aluno do projeto.
A escola é gratuita e segue com inscrições abertas. Para participar, é preciso fazer a inscrição na Secretaria de Esportes de Guararema. As informações podem ser obtidas por e-mail, no endereço esporte@guararema.sp.gov.br, ou então por telefone, nos números 4695-4605 e 4693-3601.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus