Notícia
01/04/2015 17:27
GE anuncia patrocínio à Confederação Brasileira de Canoagem
Modelo inovador de parceria contribuirá para melhorar a preparação e o desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Foto: Divulgação GE


A GE anunciou nesta quarta-feira (1º) um inédito acordo que a torna co-patrocinadora da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O contrato, válido até 31 de dezembro de 2016, vai além do investimento para ter a marca exibida durante as competições oficiais da entidade e nos uniformes e embarcações das equipes. Trata-se também de uma parceria tecnológica pioneira, incluindo a realização de pesquisas avançadas e avaliações de performance durante os treinamentos. O objetivo é melhorar o desempenho técnico e físico dos atletas, com a ajuda da tecnologia, e otimizar a preparação visando à conquista de medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
“Não vou cansar de dizer que somos uma empresa no Brasil e para o Brasil. Encontramos nas equipes brasileiras de canoagem uma maneira de colocar nosso poder de inovar para favorecer a participação do esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirma Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para a América Latina. “A GE segue trabalhando pelo compromisso de fazer da parceria com o COI uma forma transformadora de construir um importante legado, seja no esporte ou na infraestrutura”, conclui.

Já a partir desse mês a GE passará a acompanhar e desenvolver pesquisas durante os treinamentos das equipes olímpicas e paralímpicas da canoagem brasileira, realizados nas cidades de Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR). A parceria com o Departamento de Ciências do Esporte da CBCa, instalado na sede da entidade na capital paranaense, contará com a atuação do primeiro Centro de Pesquisas Global da GE na América Latina – inaugurado em novembro do ano passado no Rio de Janeiro (RJ). Esse trabalho colocará em prática o conceito conhecido como “Big Data” para a coleta e avaliação de dados em tempo real.

“Vamos utilizar nosso conhecimento em software e analytics para captar os dados de desempenho dos atletas em um único sistema e analisá-los conjuntamente, buscando resultados melhores para os atletas”, comenta Marcelo Blois, líder da área de Software & Produtividade do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil. O trabalho de captação e análise dos dados começa a partir de um sistema que contém sensores instalados na embarcação (canoa e caiaque) e coleta todas as informações. Esse sistema dispõe de acelerômetro, giroscópio, magnetômetro e GPS utilizados para medir a frequência e intensidade de remada, além de detectar a localização, a velocidade e a direção da embarcação.  Além disso, os atletas utilizam um monitor de frequência cardíaca que envia as informações via Bluetooth para os coletores instalados na embarcação.

 “A proposta é que eles possam otimizar seu próprio desempenho ao reagir a essas informações coletadas durante os treinamentos”, explica o professor doutor Heros Ferreira, diretor do Departamento de Ciências do Esporte da CBCa.
Todas as informações captadas nesse sistema são transmitidas para um sistema central armazenado na nuvem que opera sobre a plataforma de Internet Industrial da GE. Esse sistema central armazena e cruza todos os dados automaticamente, oferecendo ao técnico uma análise completa e a fácil visualização das informações em um dashboard, acessado por meio de um tablet.

Vantagem tecnológica
Segundo Jesús Morlán, treinador de canoa da seleção brasileira de Canoagem Velocidade, as pesquisas irão aprimorar os treinamentos para que tenham uma ação corretiva e proativa em relação à performance dos atletas. “Esse trabalho se encaixa perfeitamente à estrutura da CBCa e agrega um importante ganho tecnológico ao acompanhamento do desempenho das equipes”, afirma Jesús, que em novembro foi escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como o melhor treinador de esportes individuais do País.

“Ganhamos um diferencial altamente competitivo para a nossa preparação visando aos Jogos Olímpicos. E fortalecemos nossas expectativas pela conquista de medalhas tendo o apoio de uma grande companhia que é, também, um importante parceiro do Comitê Olímpico Internacional”, diz João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa.

A GE e a CBCa estudam evoluir o trabalho de pesquisa para o desenvolvimento de um aplicativo para o sistema operacional Android, que permitirá que aparelhos móveis sejam utilizados para medir a performance dos atletas e das embarcações. Esse projeto, ainda sem previsão de lançamento, deverá tornar a solução ainda mais simples e acessível para praticantes da modalidade em diferentes categorias, incluindo jovens atletas que buscam a profissionalização.

Exposição da marca
O acordo de co-patrocínio, cujos valores não serão divulgados, permite à GE expor sua marca nos uniformes e equipamentos das equipes nacionais de todas as 12 modalidades da CBCa em diferentes categorias, incluindo Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Caiaque Polo, Rafting e Paracanoagem – que será disputada como esporte paralímpico pela primeira vez durante os Jogos Paralímpicos do ano que vem. O contrato prevê ainda a exibição do logotipo da GE e ações promocionais em torneios nacionais e regionais da confederação, promovidos no Brasil e no exterior.

Sobre a GE
A GE combina os universos físico e digital de uma maneira que nenhuma outra empresa é capaz. Ela se dedica a imaginar coisas que outros não conseguem, a construir soluções que outros não podem e a criar inovações para fazer o mundo funcionar melhor. Em seus laboratórios, em suas fábricas e junto de seus clientes, a GE está inventando a próxima era industrial para construir, mover, gerar energia e trazer mais saúde para o mundo. Para mais informações, visite nosso siteFacebookLinkedInTwitterYouTube, blog GE Reports Brasil e nosso canal com os jornalistas GE Imprensa Brasil.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus