Notícia
17/11/2017 16:05
Formatura no COB encerra a terceira turma da Academia Brasileira de Treinadores
Etapa de Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte contou com 86 treinadores de Atletismo, Canoagem, Ciclismo e Remo

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil


A partir desta sexta-feira, dia 17, Atletismo, Canoagem, Ciclismo e Remo terão mais 86 treinadores formados pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Após um ano de curso da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), com uma carga horário de 366 horas distribuídas em quatro módulos presenciais, três a distância e um Estágio Internacional por modalidade/prova, os alunos-treinadores do 3º Curso de Esporte de Alto Rendimento da ABT estiveram na sede do COB, no Rio de Janeiro, para a solenidade de formatura e apresentações dos trabalhos escolhidos como os melhores da turma de Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte.
 
Em mensagem lida pela gerente do IOB, Soraya Carvalho, o presidente do COB, Paulo Wanderley, parabenizou os treinadores e destacou a importância do Instituto para a multiplicação do conhecimento no esporte brasileiro. “É louvável ver esse esforço de aprofundamento profissional de cada um em prol do movimento olímpico brasileiro. O alcance desse curso promovido pelo IOB vai além deste auditório. Os ensinamentos que vocês adquiriram é imensurável e esse número se multiplica ao considerarmos que cada um de vocês vai passar o que foi aprendido para seus atletas. E esses atletas também poderão levar essas mensagens adiante. Tenham a certeza de que vocês saem deste curso da ABT prontos para os desafios desse novo ciclo olímpico”, escreveu Paulo Wanderley, que esteve em Brasília para a abertura dos Jogos Escolares da Juventude e por isso não compareceu à solenidade da manhã desta sexta-feira.
 
O IOB elegeu um trabalho de cada modalidade como os melhores da turma. Entre esses quatro, um foi escolhido como o melhor de todos e foi apresentado nesta sexta-feira. Todos obedeceram aos critérios de maior aplicabilidade no esporte e maior relevância na modalidade. O tema do trabalho apresentado, da modalidade Ciclismo, foi “Plano de Preparação Esportiva para o Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista 2018 – prova de Velocidade Individual Categoria Júnior Masculino”, dos autores Estevam Ciampone Mancini, Fernando Ruiz Fermino e Natália Varela Gonzales.
 
No Atletismo, o trabalho vencedor foi “2020/2024 – Um Ciclo Olímpico para entrar na história”, dos alunos treinadores Antonio Carlos Jr, josé Vicente dos Santos Filho, Maurício Martins do Santos e Roberto Luiz Martins da Silva. Na Canoagem, o eleito foi “Planejamento do Ciclo Olímpico Tóquio 2020 – Canoagem Slalom – Equipe júnior”, de Antonio Alves dos Santos, Janice Estela Tillwitz, Norton Leitão e Thales Teixeira Bianchi. E no Remo, o melhor trabalho foi “Planos de preparação da equipe nacional de remo de guarnição do double scull peso leve masculino para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”, de Alexandre Nunes Martins, Célio Dias Amorim e Roque Ricardo Zimmerman.
 
A solenidade desta sexta-feira contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, e do Coordenador de Ensino da ABT, Antônio Carlos Gomes.
 
Em um discurso para os formandos João Tomasini diz que confia nos treinadores formados no 3º Curso para continuar o desenvolvimento do esporte no Brasil. “A Canoagem tem 10% dos formandos desta turma, 9 técnicos, e nós contamos com cada um de vocês no nosso desenvolvimento. Temos certeza que nosso trabalho de base, que está sendo desenvolvido a bastante tempo, será aprimorado pelo conhecimento de vocês. Queria agradecer ao COB e à ABT por dar a oportunidade à Canoagem para que formássemos essa nova geração de técnicos brasileiros. A Canoagem Brasileira usou por muito tempo, e ainda usa, o conhecimento internacional e nós buscamos cada vez mais uma técnica brasileira, esse processo de nacionalização passa por vocês”.
 
ESTÁGIO INTERNACIONAL
Mesmo já formados, os alunos de remo participam até domingo, dia 19, do último módulo de Estágio Internacional de 2017 da ABT. Treinador dos campeões olímpicos no double skiff dos Jogos Rio 2016 com os irmãos Martin e Valent Sinkovic, o croata Nikola Bralic ministra o estágio no Estádio de Remo da Lagoa, no Rio. Além do ouro na Rio 2016, o treinador também conquistou a prata emLondres 2012 no four skiff e outras seis medalhas em mundiais da modalidade, tanto no double quanto no four skiff.
 
Em quatro anos de ABT, o IOB já trouxe mais de 60 treinadores para ministrarem aulas nos Estágios Internacionais, entre campeões olímpicos e mundiais, que juntos, contabilizam 72 medalhas olímpicas e 120 medalhas mundiais. O Estágio Internacional oferece um aprendizado de alto nível técnico aos alunos e é um dos pontos altos da ABT, dando uma oportunidade de imersão na modalidade com atividades práticas e teóricas e com o convívio diário com treinadores internacionais de medalhistas olímpicos e mundiais.
 
 
A ABT é uma iniciativa do IOB e tem como objetivo complementar, por meio de atividades educacionais de qualidade, a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro. Os alunos são treinadores brasileiros registrados no Conselho Regional de Educação Física e aprovados na primeira etapa do Curso, de Detecção, Promoção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte.
 
A quarta edição da ABT, em 2018, abordará o basquete 3x3, levantamento de pesos e vôlei de praia. A novidade será a participação de profissionais de Educação Física recém-formados, com o objetivo de dar oportunidade para novos treinadores.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +