Notícia
12/04/2018 13:00
Formada quarta turma de professores de canoagem da FAM
30 novos profissionais são capacitados pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

A Canoagem Tradicional no Norte do Brasil não para. Desde 2016 a parceria entre a Federação de Canoagem do Estado do Pará (FECAEPA) e a Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM) trabalha na formação de profissionais de canoagem na região. Em abril deste ano a quarta turma de alunos de Educação Física da FAM foi formada para o atendimento e treinamento em iniciação básica em canoagem. 
 
“Queremos deixar evidente que estamos trabalhando na qualificação profissional para quando for implantada oficialmente a Canoagem Tradicional na grade curricular das escolas ribeirinhas de todo o Norte do Brasil”, destacou Evaldo Malato, presidente da FECAEPA. 
 
A equipe professores da FAM vem trabalhando na implantação desta modalidade nas escolas ribeirinhas como forma de universalização da prática esportiva da canoagem aproveitando-se do potencial da região para tanto. Por meio de uma ementa, a Canoagem ingressou como disciplina oficial do curso de Educação Física da FAM.  
 
“Para se ter uma ideia, Abaetetuba (PA), cidade onde fica a FAM, possui mais de 70 ilhas e 170 escolas ribeirinhas. Por suas características hidrográficas é um forte indicativo do potencial que temos aqui. A canoagem é uma característica cultural do nosso povo e este trabalho, antes de mais nada é uma luta pela valorização de nossa cultura ribeirinha”, disse Malato.  
 
Para Jefferson Filgueiras, coordenador adjunto do curso de Educação Física da FAM, é um orgulho incluir a disciplina de canoagem na grade da entidade. “A canoa por muitos anos foi o meio de transporte do nosso povo ribeirinho. Nós temos 72 ilhas nesse grande arquipélago e 174 escolas, onde quase 70% dessas escolas encontram-se nessa região ribeirinha. Assim, investir na canoagem é muito mais que resgatar uma cultura, é estabelecer a identidade de um povo que tem em sua veia e sua raíz o sangue de quem por muitos anos remou. Esperamos, assim, inspirar outras universidades da região amazônica nesse desafio e nessa identidade”, finalizou.

Mais informações e fotos clique AQUI

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +