Notícia
12/04/2018 02:04
Formada quarta turma de professores de canoagem da FAM
30 novos profissionais são capacitados pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

A Canoagem Tradicional no Norte do Brasil não para. Desde 2016 a parceria entre a Federação de Canoagem do Estado do Pará (FECAEPA) e a Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM) trabalha na formação de profissionais de canoagem na região. Em abril deste ano a quarta turma de alunos de Educação Física da FAM foi formada para o atendimento e treinamento em iniciação básica em canoagem. 
 
“Queremos deixar evidente que estamos trabalhando na qualificação profissional para quando for implantada oficialmente a Canoagem Tradicional na grade curricular das escolas ribeirinhas de todo o Norte do Brasil”, destacou Evaldo Malato, presidente da FECAEPA. 
 
A equipe professores da FAM vem trabalhando na implantação desta modalidade nas escolas ribeirinhas como forma de universalização da prática esportiva da canoagem aproveitando-se do potencial da região para tanto. Por meio de uma ementa, a Canoagem ingressou como disciplina oficial do curso de Educação Física da FAM.  
 
“Para se ter uma ideia, Abaetetuba (PA), cidade onde fica a FAM, possui mais de 70 ilhas e 170 escolas ribeirinhas. Por suas características hidrográficas é um forte indicativo do potencial que temos aqui. A canoagem é uma característica cultural do nosso povo e este trabalho, antes de mais nada é uma luta pela valorização de nossa cultura ribeirinha”, disse Malato.  
 
Para Jefferson Filgueiras, coordenador adjunto do curso de Educação Física da FAM, é um orgulho incluir a disciplina de canoagem na grade da entidade. “A canoa por muitos anos foi o meio de transporte do nosso povo ribeirinho. Nós temos 72 ilhas nesse grande arquipélago e 174 escolas, onde quase 70% dessas escolas encontram-se nessa região ribeirinha. Assim, investir na canoagem é muito mais que resgatar uma cultura, é estabelecer a identidade de um povo que tem em sua veia e sua raíz o sangue de quem por muitos anos remou. Esperamos, assim, inspirar outras universidades da região amazônica nesse desafio e nessa identidade”, finalizou.

Mais informações e fotos clique AQUI

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube