Notícia
18/11/2019 03:11
Fim de semana marcado pelo América Latina Rosa na Argentina
O evento reuniu remadoras de sete países e contou com a presença de mais de 200 atletas, o Brasil teve a participação com seis equipes

Mulheres das Américas que sobreviveram ao câncer de mama fizeram um grande evento neste último fim de semana em Neuquén na Argentina. Com o nome “América Latina Rosa” o evento contou com uma competição e atividades de capacitação, conferências e também explicações sobre a importância da mamografia e o autoexame para prevenir a doença. Ao todo estiveram presentes mais de 200 participantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Canadá e até representantes da Austrália.
 
Na disputa geral o Brasil garantiu a medalha de prata, o país esteve representado por seis equipes: Canohá, Canomama, Lisa Flor, Nina Rosa, Remama e a Umauma. “Foi muito importante a nossa participação, trocamos muitas experiências e criamos uma grande rede de contatos que vai ajudar a fortalecer as Américas e todas nós juntas remando pela vida”, comenta Alessandra Rodrigues, supervisora do comitê de Dragon Boat que faz parte Projeto Canoagem Para Todos.
 
Também esteve presente o doutor Donald McKenzie, idealizador e pesquisador da atividade remada em Dragon Boat para sobreviventes de câncer de mama, além de autoridades da Comissão Internacional de Remadores de Câncer de Mama (IBCPC – Sigla em inglês). Um dos objetivos deste esporte é o trabalho realizado para a conscientização da população sobre a descoberta precoce através do autoexame e também a ida regular ao médico. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é A enfermidade mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube