Mais de 70 paratletas desfrutam das belas paisagens naturais do Parque das Nações Indígenas. Competição servirá como seletiva para eventos internacionais.
A cidade de Campo Grande/MS já está pronta para sediar as competições da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem que também servirá como seletiva para dois eventos internacionais da temporada: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem. O evento é no Parque das Nações Indígenas.
Desde ontem (16), mais de 70 paratletas renomados vindos do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, estão treinando, se preparando para as provas que serão disputadas neste final de semana, dias 18 e 19 de março, nas oito categorias: KL1, KL2, KL3 (caiaque), VL1, VL2, VL3 (embarcação Va’a – canoa havaiana), KLT1 e KLT2 (caiaque), nos gêneros feminino e masculino.
De acordo com o Treinador Chefe da Paracanoagem, Thiago Pupo, todos os núcleos contam com atletas de alto nível. "Nós temos três núcleos principais, o primeiro é Ilha Comprida/SP, aonde eu resido, juntamente com Fernando Rufino, Igor Tofalini, Giovane e Willian. Também temos um em São Bernardo do Campo/SP e outro núcleo em Itajaí/SC.
“Podemos dizer que aqui é o início de tudo, damos a largada para as competições de paracanoagem 2023. Essa copa representa muito para nós, é nosso caminho para Paris 2024, os melhores desta competição serão selecionados para serem os representantes do Brasil em eventos mundiais. É uma prova muito importante e estou confiante, com certeza vou dar o meu melhor”, disse o sul-mato-grossense, cowboy de aço, como é conhecido Fernando Rufino.
Igor Tofalini ressaltou a participação na primeira Copa em 2022, também sediada em Campo Grande. Ele evidenciou que está empenhado para a disputa das provas e quer ficar no topo da classificação. "Quero conseguir a vaga para ir à Alemanha e quero representar o Brasil em Paris 2024".
O evento conta com o apoio da Secretaria do Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Comitê Paralímpico Brasileiro, Federação de Canoagem do Mato Grosso do Sul e CBCa.
Segundo o departamento técnico da CBCa, a equipe que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Paracanoagem e na Copa do Mundo será constituída a partir de resultados obtidos na Copa Brasil de Paracanoagem. Os atletas devem apresentar resultados condizentes ao objetivo proposto para este evento, alcançando índice na respectiva classe.
Os representantes também poderão ser selecionados pela avaliação do Comitê Técnico da entidade. A Copa do Mundo acontecerá em Poznán (Polônia), entre os dias 26 e 28 de maio, e o Mundial será realizado em Duisburg (Alemanha), de 23 a 27 de agosto.
Veja o cronograma de provas: