Notícia
28/09/2017 15:35
Feito inédito para o Brasil e conquista de mais duas vagas nas semifinais do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom
Canoa masculina brasileira chega às semifinais de um Mundial Sênior pela primeira vez na história.

No terceiro dia de provas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, realizado em Pau, na França, o Brasil garantiu mais duas vagas em semifinais. Ana Sátila repetiu o bom desempenho de ontem e se classificou para mais uma semifinal, agora no K1 Feminino. Felipe Borges remou bem no C1 Masculino e se tornou o primeiro brasileiro a se classificar para uma semifinal da canoa masculina em um Mundial Sênior. Amanhã (sexta-feira) acontecem as primeiras disputas das semifinais, no K1 Masculino e C1 Feminino.
 
Felipe Borges é só sorrisos, ele garantiu hoje a sua participação na semifinal do C1 Masculino, feito inédito em sua carreira e também para a Canoagem Brasileira, que nunca havia passado das classificatórias de canoa masculina. Na primeira descida Felipe fez uma prova limpa e sem penalidades, mas ficou 6.53 segundos atrás do melhor colocado, o atual campeão olímpico, o francês Denis Gargaud Chanut, ficando na 32ª posição. Na segunda descida o atleta retornou às corredeiras do Pau-Pyrénées Whitewater Centre para fazer mais uma descida limpa, sem encostar em nenhum dos 23 obstáculos, e garantir a vaga na semifinal com o tempo de 87.64 segundos e a 9ª colocação. “Estou muito feliz, muito contente, agora peço muitas energias para a semifinal de sábado” comemora o atleta. Charles Corrêa ficou na 35ª posição e Leonardo Curcel na 53ª, o que os eliminou da disputa.
 
No K1 Feminino Ana Sátila, que já havia conquistado a vaga na semifinal do C1 nas provas de ontem, garantiu a sua segunda semifinal do evento. NA primeira descida a brasileira sofreu três penalidades e acresceu seis segundos ao seu tempo, o que a deixou 11.05 segundos atrás da britânica Fiona Pennie, melhor colocada da prova. Na segunda tentativa Sátila remou melhor e não teve nenhum toque, garantindo a vaga na próxima fase do C1 Feminino com o segundo melhor tempo da descida, 87.97 segundos. “Mesmo não fazendo uma boa prova na primeira descida mantive o foco, busquei fazer tudo certo e consegui mais esse resultado”, comenta.
 
 
Omira Estácia, estreante em Mundiais Sênior não conseguiu a classificação para a semifinal do K1 Feminino, mas tem muito o que comemorar. Ela estava fazendo uma boa descida, mas perdeu a última baliza do percurso e sofreu a penalidade máxima, adicionando 50 segundos ao seu tempo, que foi de 145.51 segundos. Ela não passou de fase, mas desconsiderando o tempo das penalidades o seu resultado foi considerado positivo. “Por só ter 17 anos e ser uma atleta da categoria Júnior disputando um Mundial Sênior pela primeira vez com certeza ela fez uma excelente prova” comenta Cassio ramon Petry, treinador da Equipe Brasileira. Omira também se mostrou feliz com o resultado, “foi uma boa oportunidade para eu estar entre as melhores atletas do mundo e ganhar experiência”.
 
Sexta-feira começam as disputas das semifinais.
 
Amanhã (29) começam as disputas das semifinais e dois brasileiros estão na briga pela vaga na final: Pedro Gonçalves pelo K1 Masculino e Ana Sátila pelo C1 Feminino. As competições têm início às 09h00 (horário de Brasília).
 
Transmissão ao vivo no final de semana
 
A partir de amanhã (29/09) será possível acompanhar o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom através dos canais SPORTV. Na sexta-feira o canal SPORTV 3 terá transmissão ao vivo das finais do C1 Feminino e do K1 Masculino, a partir das 11h30 (Horário de Brasília). No sábado as finais do K1 Feminino e C1 Masculino terão transmissão no SPORTV 2 com início às 10h10 e no domingo as finais do K1 Extremo Masculino e Feminino terão transmissão no canal SPORTV 2 também a partir das 10h10.
 
A competição teve início na terça-feira (26/09) e acontece até o domingo (01/10). Todo o evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube na Federação Internacional de Canoagem,
 
 Mais informações: 
 
Equipe Brasileira na Europa
 
Equipe Técnica
Denis Terezani – Chefe de Equipe
Cassio Ramon Petry – Técnico
Diórgines Antunes - Fisioterapeuta
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
 
Atletas
Ana Sátila
Charles Corrêa
Felipe Borges
Guilherme Mapelli
Pedro Gonçalves
Leonardo Curcel
Renan Soares
Omira Estácia

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +