Notícia
15/08/2022 06:08
Faltam menos de 50 dias para Assunção 2022: Time Brasil avança na logística e tem novos nomes definidos
O COB levará para Assunção 2022 o maior número de integrantes em uma missão no atual ciclo olímpico, o que exigirá uma desafiadora operação.

Faltam apenas 50 dias para o início dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022 e a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai tomando forma. O Time Brasil tem hoje 467 atletas de 45 modalidades confirmados. Ao mesmo tempo, uma complexa operação logística já está a todo vapor para oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros.
 
“No primeiro momento, o maior desafio foi conseguir encaixar uma competição multiesportiva dentro do planejamento de cada modalidade. Depois, juntar as demandas específicas de todas as modalidades e receber as informações de maneira correta do Comitê Organizador com a maior antecedência possível. Por fim, nos prepararmos para atender nossos atletas da melhor maneira possível”, disse Sebástian Pereira, chefe da Missão Assunção 2022.
 
O COB realizou duas visitas precursoras à capital paraguaia esse ano. A primeira foi durante o Seminário de Chefes de Missão, onde foram confirmadas sedes, inscrições, datas de competição, dentre outras informações. E a segunda com a equipe de operações, para o Comitê mapear todas as necessidades, como acomodação, transporte, distância para os locais de competição. Ou seja, tudo que pudesse impactar o trabalho e se antecipar às situações que poderão surgir.
“De forma diferente de outros Jogos Sul-americanos, a responsabilidade do transporte terrestre em Assunção será de cada país. O Comitê Organizador disponibilizará um número de carros, vans e ônibus de acordo com o tamanho da delegação e cada Comitê se responsabilizará pelo deslocamento entre o local de acomodação e treinamentos e competições. Isso demanda uma responsabilidade enorme do COB para não termos problemas na chegada dos atletas em suas competições e treinamentos”, analisou Sebástian.
 
A primeira equipe do COB desembarca no Paraguai no dia 24 de setembro, uma semana antes do início da competição. O planejamento é que cada atleta chegue a Assunção dois dias antes do evento para os treinos finais. No dia seguinte à competição, parte do Paraguai para dar sequência ao seu planejamento.
 
“Estamos planejando espaços dentro do nosso hotel para que os atletas possam treinar e, assim, minimizar o deslocamento entre acomodação e treinamento. Já as delegações das modalidades que ficarão na subsede de Encarnación, que fica a cerca de 6h da capital paraguaia, chegarão com três dias de antecedência para que possam ter um tempo maior de descanso”, detalhou Pereira.

As competições de Canoagem Velocidade estão programadas para iniciar no dia 11 de outubro e o local será na Baia de Assunção, nas margens do Rio Paraguai. Já a Canoagem Slalom está prevista para iniciar dia 12 e vai ter como sede o Canal Itaipu dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu que fica na fronteira do de Foz do Iguaçu no Brasil com Hernandarias no Paraguai.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus