Notícia
26/09/2017 01:09
Evento internacional de Canoagem Oceânica agitará Ilhabela e definirá os campeões de 2017
Última etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica também é válida como o 1º Sul-americano da modalidade

Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é cenário tradicional da Canoagem Oceânica nacional. Sempre incentivando eventos esportivos, há 9 anos a cidade sedia etapas oficiais de campeonatos da modalidade e dessa vez não foi diferente. A novidade é que será o primeiro evento internacional da modalidade em terras tupiniquins. 
 
O Sul-americano vem com a proposta de iniciar o movimento de disseminar e fortalecer ainda mais a Canoagem Oceânica (Ocean Racing - Surfski) nos países da América do Sul. A modalidade, que já é bastante difundida no Brasil, encontra também praticantes no Uruguai, Argentina e Venezuela. A proposta é espalhar para outros polos que já executam a Canoagem Oceânica por lazer como Chile, Peru, Colômbia e até Rapa Nui (Ilha chilena), para definitivamente colocar a América do Sul no cenário mundial da modalidade.
 
Pioneiro na modalidade, o Brasil recebeu o aval da CoSurCa – Confederação Sul-americana de Canoagem para a realização do Sul-americano e por isso, a modalidade realiza o evento em conjunto com a etapa final e encerramento do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica 2017, que já teve duas etapas anteriores em abril o KOPA e em junho, Mambucaba.
 
No sábado acontecem as provas individuais com largada às 13h, e cerca de 90 canoístas partem para a disputa do título Sul-americano e Brasileiro, rumando ao norte da ilha para executar 22km de percurso. A estimativa, pelo horário da largada e por Ilhabela ser uma raia famosa por ventos, é que os atletas encontrem um cenário favorável com ondulações formadas pelo vento no canal, facilitando assim o downwind - que é o aproveitamento das ondas de vento e correntes.
 
No domingo a disputa será para as duplas. Com largada prevista para 09h da manhã, a briga pelos títulos sul-americano e brasileiro será disputada pelas 30 duplas inscritas que percorrerão 22km de percurso. A novidade nos duplos é a categoria feminina que já conta com embarcação inscrita para essa etapa.
 
"Esse evento vai dar um gostinho a mais para os atletas que estão indo para o mundial da modalidade, que acontece em novembro em Hong Kong. Além disso, por estarmos sendo pioneiros e realizando um campeonato internacional em casa, esperamos que bases de Canoagem Oceânica fomentem mais ainda o esporte incentivando a participação de atletas juniores, já que esses são isentos de taxas", comenta o supervisor da modalidade Jefferson Sestaro.
 
Aproveitando a grande quantidade de atletas, brasileiros e estrangeiros que estarão no evento, marcas como Epic Kayaks, Jantex Paddles e Nelo Kayaks estarão presentes com tendas para expor seus produtos e também com testes de equipamentos.  Aos atletas que necessitarem de uma base de apoio para guardar equipamentos, a PROA Guardaria está a 500m do local de prova tanto pelo mar, quanto por terra. A PROA fica na Av. São João, nº 512 – Ilhabela e telefones (12) 3896 1803 e (12) 98267 4472.
 
Serviço
Campeonato Sul-americano e 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica (Surfski)
Praia do Perequê, Ilhabela/SP - em frente ao hotel Pelicano
30 de setembro (sábado - somente individual)
10h30 – Abertura entrega de numerais;
12h15 - Encerramento entrega de numerais;
12h30 - Briefing;
13h00 - Largada Individual;
19h30 - Premiação do Sul-americano e do Circuito 2017 (em breve confirmação do local, possivelmente será na praia);
20h00 - Festa com banda ao vivo.
 
01 de outubro (domingo - somente duplas)
07h30 - Abertura entrega de numerais;
08h30 - Encerramento entrega de numerais;
08h45 - Briefing;
09h00 - Largada Duplos;
12h00 - Premiação.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +