Notícia
20/03/2018 02:03
Eldorado do Sul - RS será sede do Campeonato Brasileiro de Maratona
Pela primeira vez evento nacional da modalidade será realizado em uma cidade do Rio Grande do Sul

Entre os dias 23 e 25 de março o Rio Grande do Sul será, pela primeira vez, o ponto de encontro para os atletas de Canoagem Maratona de todo o país, que se dirigem para a cidade de Eldorado do Sul para participar do Campeonato Brasileiro da modalidade. São esperados que aproximadamente 150 atletas de todas as faixas etárias participem da competição, que além de ser o evento nacional mais importante da modalidade, será seletiva para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona que será realizado em Portugal, no segundo semestre deste ano.
 
A Prainha de Sans Souci, na Sede Náutica da Associação de Canoagem, Ecologia e Cultura de Eldorado do Sul - ACECEL, será o palco da competição que terá provas das categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior, Master A (para atletas entre 30 e 35 anos), Master B (atletas acima de 36 anos) e Canoagem Adaptada (L1, L2/L3 e Open) Masculino e Feminino. Os percursos terão distâncias de 3 km, 5 km, 10 km, 15km, 20 km e 30 km, dependendo da modalidade e embarcação, que pode ser K1 escola (Infantil) K1, K2, C1, C2 além de V1/Viper e Turismo para a Canoagem Adaptada.
 
Os percursos da competição serão realizados em um local protegido do vento com águas profundas e limpas, seguindo a orla na maior parte das provas. O circuito será especificado na reunião de chefes de equipe.
 
A Canoagem Adaptada, que será dividida em três categorias: L1, L2/L3 e Open, utilizará a classificação funcional da Canoagem Velocidade, não tendo classificação funcional no local da competição, como é comum em eventos da modalidade. Caso o atleta nunca tenha feita uma classificação funcional ele será inscrito na categoria Canoagem Adaptada Open, que é realizada com embarcações do modelo Turismo.
 
Bruna Muassab, supervisora da modalidade junto à CBCa está otimista com a competição e o potencial que a escolha do Rio Grande do Sul pode oferecer à Canoagem Maratona. “Estamos na expectativa de como será o evento, pois há muitos anos esse Campeonato não era realizado no estado do Rio Grande do Sul. É interessante fazer esse rodízio de regiões para sediar o evento, assim podemos proporcionar a participação das equipes de todo o Brasil, incentivando que o número de atletas da modalidade aumente, principalmente nas categorias de base”, completa.
 
Seletiva para o Campeonato Mundial
 
Além de ser a maior competição nacional da Canoagem Maratona em 2018 o Campeonato Brasileiro também será seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado em Portugal, entre os dias 06 e 09 de setembro.
 
Os atletas das categorias K1, K2, C1 e C2 das categorias Sênior e Júnior Masculino, e K1 Sub-23, K1 e K2 Sênior e Júnior Feminino estarão aptos a concorrer à duas vagas para representar o Brasil nas águas de Padro Vila Verde, no noroeste de Portugal, em setembro. Os dois primeiros colocados de cada categoria citada acima poderão representar o país e o terceiro colocado assume a posição de suplente, herdando a vaga caso um dos dois primeiros colocados não possa participar da competição. A única condição para a existência da vaga de suplente é  que a diferença de tempos entre o dois primeiros colocados e o terceiro não seja superior à 5 minutos.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona é organizado pela Associação de Canoagem, Ecologia e Cultura de Eldorado do Sul – ACECEL, supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e tem patrocínio da FlexSports Administração Esportiva além do apoio da Federação Gaúcha de Canoagem, Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e CBV – Corpo de Bombeiros Voluntários.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +