Notícia
11/07/2019 03:07
Dos Astecas aos Incas, a Chama do Pan começou sua viagem pelo Peru
A Chama Pan-americana foi acendida na Explanada da Pirâmide da Lua em Teotihuacán no México, numa charmosa e tradicional cerim6onia que celebra a antiga cultura Asteca

FONTE: PANAM Sports


O símbolo tradicional do Olimpísmo das Américas deixou as ruínas da antiga civilização mexicana e voou diretamente para Cusco no Peru, no local milenário e sagrado do Império Inca em Machu Picchu, para começar a sua rodada de viagens pelo País que será sede dos Jogos Pan-americanos 2019.
 
A paixão de um continente pelo esporte começa a brilhar mais uma vez, a tradicional cerimônia marcou o regresso do maior evento esportivo Pan-americano depois de quatro anos. O ritual contou com a cerimônia das bandeiras, que representa cada uma das 41 nações que competem nos Jogos, nos rituais tradicionais da história da região e o espírito esportivo foi possível sentir durante o evento. Acender a Chama Pan-americano desde os tempos ícones da antiga civilização mexicana marca também a oportunidade do início da viagem sem precedentes de duas civilizações antigas.  

Os Jogos Pan-americanos foram fundados nos princípios da diversidade, utilizando o poder do esporte para unir as 41 nações distintas e culturas únicas. A edição deste ano abraça plenamente esta fundação, convidando todas as culturas americanas a celebrar juntas a festa esportiva mais importante do continente.
 
A emoção continuará a cada passagem ela irá recorrer 26 locais no curso de 22 dias antes de chegar ao Estádio Nacional do Peru no dia 26 de julho. Onde o portador da Tocha irá acendê-la para começar os Jogos Pan-americanos.

"Já entramos na reta final do árduo trabalho de anos, com essa linda cerimônia em um lugar mágico como Teotihuacán no México estamos dando uma luz que leva esperança, que demonstra paixão, que representa o verdadeiro espírito do Olimpísmo. Peru e toda sua gente estão nos esperando com os braços abertos, porque a partir de hoje começa a festa desportiva mais importante da história deste País”, comenta Neven Ilic, Presidente da Panam Sports.

"O acendimento desta tocha simboliza a reta final de um local muito importante pra gente. Tudo começou em 11 de outubro de 2012, quando Lima foi escolhida para ser anfitriã, um marco histórico para a nossa nação. Isso está transformando o Peru, inspirados em valores olímpicos de Excelência, Amizade e Respeito, Lima 2019 criou um cenário perfeito para os mais grandes atletas das Américas”, disse Carlos Nehaus, Diretor Executivo de Lima 2019. 

Panam Sports oferecerá uma visão exclusiva da tradicional cerimônia pela primeira vez na história, tudo estará disponível no novo canal Panam Sports que está disponível desde o dia 03 de julho. Panam Sports Channel será o melhor lugar do conteúdo de Lima 2019 que contará com entrevistas exclusivas com os atletas, ações dos bastidores e os aspectos com destaque dos Jogos.
 
 
 
Sobre a PANAM Sports


Panam Sports é a líder do esporte e o Movimento Olímpico nas Américas. Proporcionamos o desenvolvimento do esporte e dos valores olímpicos na região e apoiamos os nossos 41 membros dos Comitês Olímpicos Nacionais para inspirar uma maior participação a nível mundial, assim como a participação de jovens para preparar a nova geração de todo o continente.

Panam Sports trabalha estreitamente com os atletas e os Comitês Olímpicos Nacionais, os Comitês Organizadores de todos os jogos regionais e as Confederações Esportivas Pan-americanas, as Federações Internacionais e o Comitê Olímpico Internacional (COI) para assegurar o êxito e a celebração do nosso evento principal, os Jogos Pan-americanos.
 
Para obter as últimas notícias e atualizações sobre a Panam Sports, visite o nosso site www.panamsports.org e nossas redes sociais: Facebook, Flickr, Instagram, Twitter y YouTube @PanamSports

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube