22/03/2022 06:03
Diretoria da CBCa visita a Bahia para analisar um evento de Canoagem Velocidade no Estado
A proposta é realizar uma competição nacional da modalidade na Lagoa Pedra do Cavalo no município de São Estevão, a iniciativa é da Federação Baiana de Canoagem com apoio do deputado Angelo Almeida

Foto: Sudesb

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Girotto, acompanhado da vice-Presidente da entidade Luciana Costa; do diretor geral Rodrigo Miranda e Bruna Muassab membro do Comitê de Canoagem Velocidade; estiveram nesta segunda-feira (21) na região do recôncavo baiano para visitar o Lago Pedra do Cavalo, no município de Santo Estevão para avaliar as condições técnicas do local para a realização de um evento nacional de Canoagem Velocidade.

Também estiveram presentes a Presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima; o chefe de gabinete da Sudesb, Diogo Rios; o prefeito do município, Rogerio dos Santos Costa (PT); e o deputado Angelo Almeida. A iniciativa partiu da Federação Baiana de Canoagem, com o apoio Deputado Estadual Ângelo Almeida, Sudesb - Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e a Prefeitura de Santo Estêvão.

Segundo Girotto, a CBCa tem um propósito de realizar eventos nacionais fora do eixo sudeste e sul do Brasil, para o presidente da entidade a Bahia é um estado com um grande destaque no esporte e o município de Santo Estevão tem um grande diferencial por causa das condições do lago para a prática esportiva da Canoagem Velocidade.

“A gente sai muito feliz e satisfeito com o que viu. Feira de Santana é um lugar ideal, Santo Estevão nem se fala. Hoje a Bahia é o principal estado da canoagem a termo de resultados, uma referência em projetos sociais, escolinhas, então a gente veio com a expectativa bastante grande e pretendemos voltar em breve com boas notícias. É possível que a gente consiga trazer um bom evento”, disse animado.

Na visita ficou definido que o Lago Pedra do Cavalo irá receber uma edição do Campeonato Baiano que acontecerá no mês de maio. “Será um evento teste para um evento nacional”, complementa Girotto.

Feliz com as reações, Angelo Almeida lembrou que a missão no Lago Pedra do Cavalo teve início em dezembro e segue com os desdobramentos mais animadores. “Literalmente cortamos trecho por terra e por água, com o objetivo de promover esse manancial que possui um potencial incrível para toda nossa região, não só turístico e esportivo, mas também social. E hoje, depois de muito trabalho, tivemos uma agenda extremamente importante e que pode mudar o destino do nosso Lago e das comunidades que vivem no seu entorno, trazendo desenvolvimento e sustentabilidade”, comemorou.

Núcleo de Canoagem no bairro Viveiros em Feira de Santana
Antes de visitar Santo Estevão, a comitiva, composta também pelo secretário de Cultura Esporte e Lazer, Jairo Filho, esteve no bairro Viveiros, em Feira de Santana/BA, para conhecer o espaço onde o deputado Angelo Almeira está defendendo a instalação de um Centro de Canoagem. A indicação para implantar o espaço na cidade já foi apresentada pelo parlamentar ao governo do Estado através de Projeto de Indicação, e ele acrescentará a especificação do bairro, um dos mais carentes de Feira.

Para Diogo Rios, da Sudesb, a instalação do Núcleo de Canoagem pode ser um diferencial não só esporte como na vida dos moradores. “É um local que potencializa a instalação de um Núcleo de Canoagem tanto para os anseios da região quanto o público do bairro carente, necessitando de investimentos no esporte”, frisou.