Notícia
22/04/2019 03:04
Definidos os atletas da Seletiva Nacional na Canoagem Slalom
Ana Sátila e Omira Estácia foram a melhores no feminino, já no masculino Pedro Gonçalves foi o mais bem posicionado no caiaque e Felipe Borges na canoa.

No último fim de semana foi realizado a 2ª Etapa da Seletiva Nacional de Canoagem Slalom, com a participação de 34 atletas. Ana Sátila atleta do IMEL - Instituto Meninos do Lago de Foz do Iguaçu/PR foi a mais rápida entre as mulheres, ela obteve 100% de aproveitamento vencendo todas as provas nas do K1 e C1. “Agora que o ano começa, pensamento total na temporada internacional, foco nas disputas mais importantes”, comenta a atleta. Outro destaque feminino do evento foi Omira Estácia (IMEL), que garantiu o segundo lugar também pela canoa e o caiaque.
 
No K1 Masculino Sênior, Pedro Gonçalves da APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, ficou em segundo lugar em Três Coroas nas duas provas, na primeira o mais rápido foi Guilherme Rodrigues (IMEL) com 89,75 segundos e na segunda de Guilherme Mapelli (ASTECA) que desceu o percurso em 89,35s. Mas como tinha a melhor colocação em Foz do Iguaçu quando foi realizado a primeira etapa da Seletiva ele acabou ficando com o melhor desempenho geral. “Depois de 2 dias intensos de provas consegui meu objetivo de classificar para o principal evento do ano que também vai contar como seletiva olímpica pra Tóquio 2020, tirando isso ainda estou classificado para as cinco Copas do Mundo, um Mundial e um Campeonato Pan-americano (semana que vem)”, diz.
 
 
 
Felipe Borges (IMEL) venceu a primeira prova disputada no sábado (20), fazendo o tempo de 102,73 segundos. Mas no domingo ficou em segundo lugar (21) atrás de Charles Corrêa (APEN) que finalizou em 99,63s. Mesmo assim somando os pontos gerais o atleta foi o melhor no C1 Masculino Sênior. “Saio não muito contente com o desempenho das minhas provas, porém meus resultados em 2018 foram muito bons, me dando chance de alcançar essa vaga. Agradeço imensamente a todos que de alguma forma estão torcendo por mim, agora é foco total para buscar a vaga olímpica para o Brasil”, lembra o atleta.
 
A apuração para a seletiva baseou-se em duas competições, sendo a primeira realizada no ano passado em Foz do Iguaçu/PR e a segunda feita neste fim de semana em Três Coroas/RS. Os atletas ao todo participaram de cinco provas com duas descidas cada, sendo que as três primeiras disputadas no Paraná houve o descarte de uma das provas onde o atleta que obteve o pior desempenho das três, descartava uma, ou seja, no final quatro provas contaram pontos para a colocação geral.
 
Na semana que vem os classificados disputam a primeira competição internacional do calendário, o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom que será realizado também em Três Coroas/RS. O evento definirá as vagas brasileiras para os Jogos Pan-americanos que acontecerá em Lima no Peru no mês de agosto.
 
 
“Agora com a seletiva finalizada, aplicamos as fórmulas adotadas e temos uma lista de desempenho dos atletas, levamos em conta as duas etapas onde a primeira realizada no Paraná valia 55% e a gaúcha 45%, chegamos a uma ordem por categoria. Os canoístas serão convocados para as competições internacionais de acordo com a quantidade de vagas do Brasil por evento e principalmente pela quantidade de recurso disponível para levá-los”, comenta Andre Behs, superintendente da modalidade de Canoagem Slalom.
 
Lista do Ranking completo no link: clique aqui
 
Categorias Júnior e Sub-23
Também foi feito a seletiva dos canoístas até 23 anos, no K1 Masculino, Guilherme Rodrigues teve o melhor desempenho na categoria Sub-23 e Lucas Machado Louzada entre os atletas até 18 anos. Já Denis Quellis foi o melhor pelo C1 Masculino Sub-23 e João Victor Vieira pelo C1 Masculino Júnior.
 
Disputa pelo Slalom Cross
O atleta Fábio Rodrigues foi o mais rápido no Slalom Cross Masculino e desbancou o canoísta Pedro Aversa que ficou em segundo lugar e também Guilherme Mapelli e Pedro Gonçalves que garantiram a terceira e quarta posição respectivamente. Já no feminino Ana Sátila levou a melhor, ficando em primeiro lugar. Omira Estácia em segundo, Marina Souza Costa em terceiro e Beatriz da Motta em quarto.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube