Notícia
25/01/2021 05:01
Darci Oberdam assume a CBCa
1º Vice-presidente da entidade desde 2009, ele assume a presidência após o falecimento de João Tomasini, Jonatan Maia o então 2º vice-presidente passa a ser o 1º vice-presidente e também estará ao lado de Darci na gestão da Confederação

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou no último dia (21) a circular 006/2021 informando aos seus filiados sobre o processo de transição de presidência e vice-presidência da entidade, as mudanças ocorrem após o falecimento do então presidente João Tomasini Schwertner no dia 17 de janeiro de 2021, eleito na Assembleia Geral realizada em 2017.
 
A mudança atende o Artigo 44 do Estatuto da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a partir da presente data, Darci Oberdam de Souza assumiu em caráter efetivo, até o final do mandato, o cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e Jonatan Pimentel Maia de Oliveira ocupará o cargo de 1º vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
 
“Vamos manter o legado do Tomasini”
Oberdan esteve presente em diversas ações da Canoagem Brasileira, na mesma linha que Tomasini ele pretende continuar todas os projetos do seu parceiro e amigo, ele acredita que o seu grande desafio será manter todo o legado construído ao logo de três décadas, para isso ele pretende fazer uma gestão compartilhada e trabalhará ao lado do seu 1º vice-presidente Jonatan Maia.
 
“É indiscutível o trabalho que o João fez pela nossa canoagem, o seu trabalho trouxe muitos resultados pra gente e ainda vai trazer, o falecimento dele foi uma dor enorme, perdemos um amigo e também um grande gestor. Por isso eu quero manter as ações que ele fez na CBCa, é difícil substituir uma pessoa do porte do Tomasini, por isso estamos trabalhando em conjunto com o meu 1º vice-presidente e também com a gestão da CBCa que conta com excelentes profissionais, esperem de mim muito trabalho para manter o legado da Canoagem Brasileira”.
 
Ao lado de Tomasini, Darci sempre auxiliou na condução das Assembleias e representando a canoagem em diversos eventos, ele tem a formação em Técnico em Gestão Esportiva, também fez o curso de Gestor de Esportes.
 
Darci Oberdan era deste 2009 o 1º vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, também está na presidência da Federação Mato-grossense de Canoagem até 2022, morador de Primavera do Leste/MT ele é bastante atuante no seu município onde é membro do Conselho de Meio Ambiente, foi Coordenador de Esporte entre 2007 e 2012, fundou a Associação Primaverense de Canoagem em 2000, exerceu a presidência do Conselho Municipal do Turismo entre 1996 e 1997 e também foi vereador por dois mandatos entre 1997 e 2004. 
 
“Uma gestão unida em prol da canoagem”
Assumindo a função de 1º vice-presidente da CBCa, Jonatan Maia acredita que 2021 será um ano de desafios, ele fala que Tomasini deixou grandes tarefas que precisam ser cumpridas, novos projetos e também um bom planejamento para fechar o ciclo olímpico 2017-2020 e também é a hora de continuar trabalhando para 2021-2024.
 
“É um grande desafio dar continuidade ao legado que Tomasini deixou para a Canoagem Brasileira: projetos aprovados via de Lei de Incentivo ao Esporte de amplo desenvolvimento da canoagem para todas as regiões do Brasil, incluindo modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas, desenvolvimento e valorização da cultura indígena, através da inclusão da canoa e caiaque olímpico.  Com a experiência de 23 anos no esporte, sendo atleta da equipe nacional e gestor, sei que o caminho será árduo, mas contamos com uma equipe treinada por Tomasini e que está preparada para dar continuidade a todas as ações da modalidade, é importante destacar também que na outra ponta temos a participação de atletas através de seu colegiado sugerindo e mediando ações de interesse de todas as modalidades, sendo está uma real necessidade para as melhorias da gestão do esporte, podendo assim refletir nos resultados expressivos que a canoagem já mostrou a nível mundial e olímpico”.
 
FOTO: Leonardo Maiola, diretor-geral da CBCa, Jonatan Maia, João Tomasini e Darci Oberdan
 
Jonatan Pimentel Maia de Oliveira é um ex-atleta da Canoagem Velocidade que virou dirigente esportivo. Exercendo atualmente o seu 2º mandado como presidente da Federação Gaúcha de Canoagem (FGC). Pela sua boa atuação, foi convidado em 2017 para ser o 2º vice-presidente da CBCa por Tomasini. Maia também atua na Associação Caxiense de Canoagem (ACCAN) onde é supervisor administrativo, nessa entidade também foi treinador da equipe entre 2011 até 2019.
 
Entre 2013 a 2019 foi supervisor do Remadas Solidárias em Caxias do Sul/RS, um projeto modelo de base para a Canoagem Velocidade. Nos anos de 2004 a 2011 foi auxiliar técnico da Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Masculina e Feminina. Formado em Educação Física. Também tem o curso de auxiliar técnico de enfermagem. Como atleta ele foi um dos brasileiros competindo nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e na sua carreira esportiva participou de diversas competições internacionais.
 
No período como 2º vice-presidente da CBCa, aproveitou para se especializar e fez vários cursos junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), destacam-se o de Treinamento e Boa Governança no Esporte, Curso Básico de Gestão de Treinadores e o Curso de Antropometrista Nível 1, da The International Society for Advancement of Kinanthropomety através do Instituto Olímpico Brasileiro.
 
O mandato desta gestão vai até março deste ano, quando serão realizadas novas eleições na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus