05/03/2021 05:03
COPAC cancela a Seletiva Olímpica da Canoagem Velocidade em Curitiba/PR
A entidade considerou a situação da pandemia de COVID-19 no Brasil, ela afirma que não há garantias de que a situação possa melhorar em um futuro próximo e por isso tomou essa difícil decisão

A Confederação Pan-americana de Canoagem – COPAC, decidiu cancelar o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade onde aconteceria a Seletiva Olímpica do Continente Americano que seria realizado entre os dias 08 a 11 de abril em Curitiba no Paraná.

Segundo a entidade “dado o fato de que esta área do Brasil instituiu restrições impedindo quaisquer competições esportivas por pelo menos duas semanas, sem garantias de que a situação iria melhorar em um futuro próximo, o COPAC tomou está difícil decisão”, informa o comunicado da entidade.

Na mesma nota a COPAC afirma que entrará em contato com todas as Federações em um futuro muito próximo a respeito do processo que será empregado para alocar as Cotas Olímpicas Continentais para as Américas. O evento iria distribuir 14 vagas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, agora a entidade aguarda uma posição da Federação Internacional de Canoagem – ICF, sobre quais serão os métodos de distribuição.

CBCa se pronuncia sobre o cancelamento do evento no Brasil
A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa lamenta o cancelamento do evento, a entidade estava trabalhando exaustivamente com as autoridades locais de Curitiba para seguir todas as regras sanitárias para que o evento tivesse total segurança na sua realização.

Foram apresentados um protocolo completo que previa regras de distanciamento social, “bolhas” para as equipes afim de evitar contatos, apresentação de exames de PCR entre outras medidas de prevenção.

A CBCa entende a posição da COPAC na decisão de suspender o evento, tendo em vista as mudanças de bandeira no País. Mas acreditava que era possível manter a competição, para isto foi sugerido para a COPAC um adiamento do evento, mas a entidade pan-americana decidiu pelo cancelamento do evento.

O Brasil já tem duas vagas garantidas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no evento teria condições de disputar mais seis cotas. A entidade agora aguarda uma posição de como será a distribuição continental.