12/05/2015 14:43
Copa do Mundo de Canoagem Velocidade começa sexta (15/05) em Portugal
Equipe brasileira competirá entre os maiores nomes da canoagem mundial

A equipe brasileira de Canoagem Velocidade tem um desafio importante pela frente esta semana: se confirmar como uma das principais equipes mundiais no esporte. Começa na sexta-feira, 15 de maio, a primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Montemor-o-Velho, Portugal. Disputando medalhas estão equipes de países que são referência no esporte, como Canadá, Áustria, Espanha, Hungria e Polônia, além dos sul-americanos Brasil e Argentina. Nesta primeira etapa da Copa do Mundo a equipe brasileira contará apenas com os atletas do caiaque e da canoa feminina, os atletas da canoa masculina reforçam o time somente para a segunda etapa da Copa do Mundo a ser realizada em Duisburg, na Alemanha.

“Nosso principal objetivo é aferir o nível de nossos atletas em comparação às outras equipes internacionais”, informa Rui Fernandes, técnico da equipe de caiaque masculino. O grupo, que treina em Curitiba, está satisfeito com o trabalho realizado e espera bons resultados. “Os treinos correram bem, nenhum atleta sofreu lesões, então pretendemos nos sair bem nesta etapa”, declara o técnico. Rui, que é português, espera que os conterrâneos torçam pelo Brasil: “não só porque sou de lá, mas porque os portugueses sempre apoiaram os brasileiros”, destaca.

Os atletas Celso Dias de Oliveira Junior e Edson Isaias Freitas da Silva, o Edinho, já conhecem a hospitalidade portuguesa, pois tiveram a oportunidade de treinar em Montemor-o-Velho no ano passado. Para Edinho, qualquer milésimo conta: “nós vamos disputar com os principais candidatos a vagas olímpicas, os mesmos que devem estar no mundial da Itália concorrendo a vagas para 2016. Vamos lutar para alcançar o menor tempo possível” declara ele. Hans Heinrich Mallmann, parceiro de Edinho na prova K2 200, está animado: “É minha estreia em Copas do Mundo, vou dar o meu melhor. Todos os atletas têm tempos muito próximos de prova, faremos o possível para diminuir o nosso” enfatiza.

O atleta Celso Dias de Oliveira Junior se declarou confiante: “Fomos bem no Sul-americano e fizemos um bom trabalho de base. As expectativas são as melhores possíveis” revela. Para Roberto Maehler, atleta do caiaque, a Copa apresenta um novo desafio: “Estou dando prioridade para os barcos de equipe. Estamos ansiosos para ver como vamos nos sair em grupo no mundial” diz.

Figueroa Conceição Souza, técnico da canoa feminina sênior, enfatizou que as provas serão bem disputadas: “Nosso treino é forte, mas é melhor não falar em medalhas por enquanto. A Valdenice Conceição, por exemplo, vai competir com uma atleta canadense que é dez vezes campeã. A Espanha também é forte”, enfatiza. A Copa do Mundo é muito importante para a equipe nacional, tendo em vista a forte concorrência: “Vai servir como um teste, para medir em que pé estamos frente aos campeões de hoje. Sabemos que estamos bem, a Confederação nos dá uma boa estrutura de treino e o nível dos atletas está forte”, afirma.

A equipe brasileira possui na sequência a 2ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que será realizada em Duisburg, na Alemanha, de 22 a 24 de maio.

Acompanhe o cronograma de provas e os resultados no link: www.canoesprintportugal.com

Transmissão ao vivo pela Federação Internacional de Canoagem no link: http://canoeicf.com/icf/NewsGallery/News/LIVE-STREAM--2015-ICF-Canoe-Sprint-World-Cup-1.html

Delegação da Confederação Brasileira de Canoagem Velocidade
Álvaro Acco Koslowski - Chefe de Equipe
Figueroa Conceição Souza - Treinador
Lauro de Souza Junior - Treinador
Rui Fortunato Soares Fernandes – Treinador

Atletas
Ana Paula Vergutz
Andrea Santos de Oliveira
Ângela Aparecida Elias da Silva
Ariela Cesar Pinto
Bruna Rodrigues Domingues
Celso Dias de Oliveira Júnior
Ediléia Matos dos Reis
Edson Isaias Freitas da Silva
Gilvan Bitencourt Ribeiro
Hans Heinrich Mallmann
Mayara Cardoso Alves Pereira
Roberto Maehler
Valdenice Conceição do Nascimento

Sobre Canoagem Brasileira – A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional através do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Mundial. Contudo, para que isso aconteça, a Canoagem percorre o quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira e tem conseguido apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional, Unimed, Seguros Unimed, e principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira e da GE do Brasil, mais novo patrocinador do esporte. Os atletas brasileiros contam também com apoio dos programas Bolsa-Atleta e Bolsa-Pódio, promovidos pelo Ministério do Esporte e fundamentais para o desenvolvimento da Canoagem Brasileira.

Coordenação de Comunicação
Iran Schleder Jr