Notícia
05/12/2022 06:12
Copa Brasil de Dragon Boat reúnem competição e serviços gratuitos na Bahia
Com 300 participantes, o evento realizado no Lago Dique do Torotó em Salvador contou com muita disputa na água

Foto: CBCa


Um fim de semana que ficará na história para a Canoagem Brasileira, a partir de agora a modalidade Dragon Boat conta com um circuito nacional de competições pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa. A largada foi em Salvador na Bahia e o evento foi um sucesso com a presença de 300 participantes, sendo 40 sobreviventes do câncer de mama. Ao todo foram dois dias de disputas.
 
O Dragon Boat reúne principalmente equipes com mulheres sobreviventes do câncer de mama, a modalidade faz parte da iniciativa Canoagem Rosa, que busca trabalhar a autoestima e a qualidade de vida por meio da prática desse tipo de canoagem.
 
Foram disputadas provas na categoria feminino, masculino e misto. Entre as mulheres o grupo Kaiaulu Va’a de Salvador ficou com a medalha de ouro, a prata foi para Carranca Boat de Paulo Afonso/BA. Já o bronze quem conquistou foi ASC São Félix/BA.
 
No masculino, a equipe Carranca ficou em primeiro lugar, seguido da Kaiaulu Va’a e em terceiro ASC São Félix. Pela prova mista, a Carranca Boat levou novamente a melhor, seguido da ASC São Félix e em terceiro Kaiaulu Va’a.
 
O evento além de esportivo também teve um lado de serviço social, a Carreta Odontomóvel do Governo do Estado da Bahia, foram três dias de atendimento que contaram com consultórios na área de odontologia e incluiu ainda serviços de saúde como a realização de mamografias, orientação nutricional, treinamento funcional e defesa pessoal.
 
“Fizemos história neste fim de semana, agora contamos com um circuito nacional de Dragon Boat, essa modalidade tão bonita que incentiva essas mulheres sobreviventes através do esporte. Eu só tenho a agradecer as participantes, o Governo da Bahia que tanto nos apoia por tornarem possível que isso se tornasse realidade”, fala Luciana Costa, vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
A iniciativa é uma realização da Federação Baiana de Canoagem com apoio das Secretarias de Políticas para as Mulheres, Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda. Secretaria de Esportes e Secretaria da Saúde. Hospital da Mulher, o patrocínio foi da Bahiagás.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus