Notícia
29/05/2023 07:05
Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem revela novos talentos
Evento aconteceu no Parque Náutico neste final de semana com a presença de autoridades e a participação de mais de 300 atletas.

Terminou neste domingo (28) a segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023, realizado em Curitiba (PR). O campeonato fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza, sendo organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pela Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN), com apoio do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
 
A ACC – Associação Cacaueira de Canoagem fechou com 607 pontos pela Canoagem Velocidade, seguida da ARCCA – Associação Ribeirto-clarense de Canoagem com 479. Em terceiro o CRCuritiba com 478. Pela Paracanoagem o IBRES – Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social de Brasília/DF foi o melhor com 42 pontos, seguido do CRCuritiba com 32 e o ICL – Iate Clube de Londrina com 23.
 
Aproximadamente 300 atletas participaram das disputas de Canoagem Velocidade que foram divididas em oito categorias: Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Master, Menor e Cadete e Júnior e Sênior, com provas de 200m, 500m e 1000m. Já as provas da paracanoagem foram de 200m, nas categorias KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1, KLT2. Todas com participação de atletas masculinos e femininos.
 
O atleta Roberto Maehler (CRCuritiba) somou sete medalhas, todas de ouro nas categorias K1 1000, K1 2000, K1 4000, K1 500, K2 500, K4 500, K4 200. Com um clima leve, o atleta se divertiu em todo o campeonato e ressalta que a melhor parte é inspirar a nova geração. “Somos referência para a galera que está iniciando na canoagem, e isso é satisfatório. Estou retornando para o centro de treinamento da equipe de caiaque em Capitólio, para entrar bem no mundial e conquistar a vaga para as olímpiadas, e assim, continuar inspirando esses pequenos atletas”.
 
Jean Panucci (ESTORIL) também conquistou sua segunda medalha de ouro no KL3. Ele acredita que teve grande evolução em seus dois meses de treinamento na base da Seleção. “Estou muito satisfeito com desempenho aqui na Copa. Fiz um tempo muito bom, classificatório, um tempo de mundial, mas sei que preciso manter essa frequência para os próximos campeonatos, por isso, minha dedicação e treinos não vão parar”.
 
Já o baiano, Guilherme Neri da (AMC – Associação Marauense de Canoaagem de Maraú/BA), conquistou três medalhas de ouro C1 1000m, C1 500m, C1 200m na categoria Cadete. “É meu primeiro ano e foi muito bom, gostei muito e não vejo a hora de participar de outras competições, levando a vitória para casa”.
 
O paratleta, Breno Henrique Pereira dos Santos (ICL), de apenas 12 anos, competiu na categoria KL3 também pela primeira vez. “Esse é meu primeiro campeonato, estou muito feliz em estar aqui, junto com minha mãe e meu treinador Gelson. Conheci a canoagem pelo meu fisioterapeuta, que me indicou a prática do esporte, sei que ainda tenho que treinar bastante para conquistar a primeira colocação, mas só estar aqui, já estou muito feliz, pretendo seguir a carreira na Paracanoagem e me tornar um grande atleta”. O menino ainda disse que tem como inspiração o atleta Giovane Vieira, da Paracanoagem, por também usar uma prótese e ter uma amputação.
 
Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, a realização da Copa em Curitiba é fruto da parceria entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Federação Paranaense e Confederação. “Estamos felizes em poder retornar à Curitiba depois de cinco anos, posso dizer que aqui é uma das nossas casas da canoagem é aonde fica localizada a sede administrativa da CBCa. Este evento aqui na cidade é muito importante, e com certeza novos talestos e desafios irão surgir”, enfatiza Rafael.
 
O secretário do Esporte do Paraná Helio Wirbiski,esteve no Parque Náutico acompanhando as provas da Copa Brasil e o Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. “É uma alegria enorme em poder receber os atletas de diversos estados em nossa capital, aqui temos uma estrutura perfeita para competições que é mantida pelo Governo do Estado. No Paraná temos mais de 20 clubes de canoagem, e estamos sempre apoiando essa categoria, não só no alto rendimento, mas também na sua formação para que tenhamos cada vez mais medalhistas olímpicos”.
 
Na oportunidade, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Eduardo Pijak, comentou a importância do evento na cidade. “Estamos atraindo cada vez mais eventos nacionais e internacionais para Curitiba, vamos transformar nossa capital em um polo de esportes e, com certeza a canoagem se faz presente nesse projeto”.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3018-7440
Apycom jQuery Menus