03/05/2018 10:10
Competição Nacional e Internacional de Canoagem Descida movimenta a cidade de Tibagi – PR
Evento espera receber pelo menos 100 atletas de cinco países

Neste final de semana o calendário de competições de Canoagem Descida terá início. A cidade paranaense de Tibagi será a sede do Open Internacional Tibagi 2018 e a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida e Caiaque Extremo. Os organizadores do evento esperam receber aproximadamente 100 atletas de todo o Brasil e pelo menos 4 países da América do Sul e da Europa.

A competição será realizada nos dias 04, 05 e 06 de maio no Rio Tibagi, dentro do Parque Linear, ponto famoso da região pela prática do Rafting. O rio apresenta corredeiras de classe II e III, podendo chegar à classe IV dependendo do nível da água. Essa classificação de corredeiras vai da classe I até a VI, sendo I a classe mais indicada para iniciantes e a VI as corredeiras com maior nível de risco.

A competição será dividida nas categorias Júnior, Sênior, Máster e Feminino para as provas de Descida e Júnior, Open e Feminino nas provas de Caiaque Extremo. As embarcações das provas serão K1 Masculino (categorias Júnior Sênior e Máster), K1 Feminino (Open), C1 Masculino (Júnior e Sênior), C2 Masculino (Open), Caiaques de plástico rotomoldados (Caiaque extremo), Duck Masculino Open, Duck Misto Open e Turismo Open, apenas nas provas clássicas.

O Rio Tibagi já terá atletas na água desde o dia 04, quando acontecerão os treinos livres e o congresso técnico com os chefes de equipe. No Sábado (05) acontecem as provas do Sprint Individual (1ª e 2ª descidas), Sprint Caiaque Extremo, além das eliminatórias e finais das provas de Boater Cross. Já no último dia do evento serão realizadas a prova Clássica Individual, a prova de Descenso Caiaque Extremo e uma descida de confraternização no Salto Conceição, uma parte do rio que apresenta corredeiras de classe V. O evento é finalizado aproximadamente às 17h do domingo (06), com as premiações e a cerimônia de premiação.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida
O Campeonato brasileiro de Canoagem Descida terá provas de Sprint, com um percurso de 500m, e provas Clássicas, com 5.000m de distância, ambas com o percurso passando por corredeiras de nível II e III. Além disso serão realizadas provas de Caiaque Extremo, Sprint e Boater Cross, onde o atleta deve atravessar um percurso de obstáculos, através de corredeiras de classes III e IV, sem a obrigatoriedade de balizas. Outra prova do Brasileiro será o Descenso, prova que terá uma largada em massa, 5.000m rio acima da linha de chegada.

Open Internacional Tibagi 2018
O Open Internacional de Tibagi será uma competição que acontecerá paralela ao Campeonato Brasileiro. Atletas do Chile, Paraguai, Venezuela e Itália são esperados para participar do evento que terá as mesmas provas do Brasileiro, mas terá uma forma de premiação diferente. O atleta campeão do Open será o que somar o maior número de pontos somados nas provas de Sprint, Boater Cross e Descenso.

Leonardo Gonçalves, membro consultivo do Comitê da modalidade junto à CBCa se mostrou muito otimista com o evento e acredita que a competição dará mais visibilidade à Canoagem Descida e atrairá novos atletas. “O evento está recebendo o total apoio da Prefeitura Municipal de Tibagi através da secretaria de Turismo e a Aplauda, responsável pela organização da competição, tem apoio do comitê de Canoagem Descida. Nosso objetivo é fazer um evento para divulgação da modalidade, além de ser a primeira vez que teremos um ranking nacional de Caiaque Extremo. Tendo como base as inscrições já notamos que teremos novos atletas adeptos da modalidade. O evento contará com cronometragem por chip totalmente automatizado, e faremos um evento de nível internacional. Agradecemos desde já nossos patrocinadores Canoe Brasil e Lojas MM”.

O Open Internacional Tibagi 2018 e o Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida são organizados pelo Comitê de Canoagem Descida da Confederação Brasileira de Canoagem e Aplauda Brasil Prestação de Serviços LTDA, com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem e apoio da Prefeitura Municipal de Tibagi.

Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +