22/05/2019 03:05
Começa quinta (23) a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
O evento começa nesta quinta-feira (23) e vai até domingo (26), a disputa vai acontecer em Poznan na Polônia”

Os canoístas brasileiros já estão em Poznan na Polônia para o início da temporada internacional na disputa da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, a competição contará com uma longa lista de medalhistas olímpicos e campeões mundiais, o evento começa nessa quinta-feira (23).

Isaquias Queiroz e Erlon de Souza são os representantes do Brasil na Canoagem Velocidade, eles estão na Europa desde a semana passada, nesse evento irão competir somente as provas individuais do C1 Masculino 1000 metros e C1 Masculino 500 metros. Isaquias teve uma pequena dor no pé esquerdo, mas garante que isso não abala o ritmo de treinos e está bem preparado para competir. “Está normal e vamos tentar remar o máximo para aguentar o gás”, fala. Segundo ele a prova servirá de estudo, “vamos participar dessas duas etapas para colher a sensação da disputa e visar o mundial (O Mundial de Canoagem Velocidade será realizado em Szeged na Hungria, em agosto). Depois dessa temporada vamos voltar pra casa para melhorar ainda mais os nossos treinamentos”, complementa.

Há 10 anos sem remar nas competições em um barco individual, Erlon vê como um desafio a disputa. “O objetivo aqui é ser finalista, pegar a melhor posição possível”, afirma. Para ele a prova faz parte do caminho traçado até Tóquio. “Estamos aqui para fazer uma somatória do que queremos para o Mundial onde vamos buscar as vagas para os Jogos Olímpicos. Queremos fazer bem feito para saber como está o nosso nível com o nível dos atletas europeus. Vai ser uma das competições mais disputadas”, explica.

Além dos brasileiros destacam-se o canadense Laurence Vincent-Lapointe, a neozelandesa Lisa Carrington, o alemão Sebastian Brendel, e o britânico Liam Heath além do português Fernando Pimenta que irão levar para a água ao lado de alguns dos mais promissores e determinados remadores de velocidade do mundo.

Paracanoagem a mil

O Brasil está com três atletas que irão brigar forte pelas medalhas, Caio Ribeiro na disputa das classes KL3 e VL3, Igor Alex Tofalini pela VL2 e Luis Carlos Cardoso da Silva nas provas do KL1 e VL2.

Para Igor, esta competição é muito importante principalmente por ser um ano de disputas das seletivas para os Jogos Paraolímpicos do ano que vem. “Cabe a nos fazer um bom trabalho e avaliar o desempenho dos atletas para que possamos dar continuidade no trabalho que a gente vem fazendo”, comenta. Na mesma linha Luiz Carlos Cardoso também buscar o melhor resultado na água, “Eu pretendo aplicar tudo o que treinei durante esses meses. Espero poder conseguir chegar ao pódio, e ter o prazer de erguer a nossa bandeira”, fiz.

Já o atleta Caio Ribeiro vai disputar com um diferencial. “Estou querendo ver como vai ser o meu desempenho em competir usando uma prótese, porque vai ser uma coisa nova. É uma prótese diferente e na canoa nunca remei assim, será a primeira vez”. Ele também fala da expectativa de avaliar os outros atletas, sendo que o evento teve recordes de inscrições. “Estou me sentindo muito bem, muito confiante, darei o meu melhor e o objetivo é ir para a final”, diz.

De acordo com o Supervisor da modalidade, Leonardo Maiola, o Brasil sempre esteve entre os cinco melhores países do Mundo e o objetivo é conseguir trazer o maior número de pódios. Para ele as condições da pista são adversas, mas nada que impeça o resultado final. “Tem bastante vento e onda, é um pouco mais complicado do Brasil onde os atletas treinam. Apesar disso eles estão preparados para essas adversidades”.

A Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Poznan na Polônia inicia nesta quinta-feira (22) e vai até o domingo (26).

Equipe do Brasil na Europa

Canoagem Velocidade