Notícia
26/09/2017 01:09
Começa o Mundial de Canoagem Slalom na França
Na madrugada desta terça-feira (26) o Brasil disputou duas categorias das provas por equipes, o K1 e C1 Masculino

Na madrugada desta terça-feira (26) foi dada a largada do evento mais importante de 2017 para a Canoagem Slalom. O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom está sendo realizado na cidade de Pau, na França e contou com as provas por equipes no seu primeiro dia de competições. Duas equipes brasileiras competiram nesta madrugada. Os atletas do K1 e do C1 Masculino.
 
Os primeiros atletas do Brasil a competir nas águas do Pau-Pyrénées Whitewater foram os canoístas do C1 Masculino por Equipes, Felipe Borges, Charles Corrêa e Leonardo Curcel. O trio disputou a prova com outras 15 delegações e, ao passar pelos 19 obstáculos com apenas uma penalidade, garantiram a 9ª colocação geral, com o tempo de 109.05 segundos. “Andamos com uma sincronia mas faltou uma velocidade mais moderada”, explica Curcel. “A estratégia no início era boa mas faltou agressividade, precisava puxar mais a equipe para ser mais veloz” analisa Corrêa. Segundo Felipe Borges a equipe esteve bem alinhada e houve um plano para evitar penalidades. “Fizemos uma estratégia de descermos um pouco afastados e acreditamos que foi um bom plano. Creio que até o ano que vem, no Mundial em casa, os resultados serão melhores".
 
Pelo K1 Masculino por Equipes eram 25 nações disputando o pódio. O trio brasileiro, formado por Pedro Gonçalves, Renan Soares e Guilherme Mapelli cometeu três penalidades durante a descida, um toque no obstáculo nº6 e dois no nº10, e com isso terminaram a descida com o tempo de 103.45 segundos, tempo que os deixou na 15ª colocação geral. “Ao todo foi uma boa descida, andamos em uma boa sincronia, mas precisamos trabalhar para fazermos uma descida limpa, as penalidades novamente foram o nosso calcanhar de Aquiles”, comenta Renan Soares.
 
 
Novo paizão da Canoagem
 
Para o atleta Renan Soares a estreia no Mundial Sênior não era o único motivo para estar ansioso. Enquanto o atleta se preparava na França ele teve a notícia de que seu primeiro filho, o pequeno Felipe havia nascido nesta madrugada. O filho do atleta nasceu na cidade de Tibagi – PR, mesmo local de nascimento de Renan, com 2,98 quilos. “Eu gostaria de estar lá nesse momento, mas eu tenho o compromisso de representar o nosso país, a partir de hoje ele será um incentivo a mais para mim dentro da água”, explica.
 
Nesta quarta é a vez da Canoa Feminina e dos Caiaques masculinos
 
No segundo dia do Mundial Omira Estácia e Ana Sátila serão as primeiras a representar o Brasil em águas francesas. Elas disputam contra 51 barcos uma vaga nas semifinais do C1 Feminino. As primeiras descidas têm início às 04h37 da madrugada de quarta-feira (27), pelo horário de Brasília. A segunda descida será ás 07h57.
 
Logo em seguida será a vez dos homens do K1, Pedro Gonçalves, Guilherme Mapelli e Renan Soares disputam vagas nas semifinais contra 103 embarcações. As primeiras descidas estão marcadas para ter início às 05h32 (horário de Brasília), e, caso a vaga não seja garantida na primeira tentativa, as segundas descidas terão início às 08h32 da manhã.
 
A competição tem início na terça-feira (26/09) e acontece até o domingo (01/10). Todo o evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube na Federação Internacional de Canoagem, clique aqui.
 
Mais informações: 
 
Equipe Brasileira na Europa
 
Equipe Técnica
Denis Terezani – Chefe de Equipe
Cassio Ramon Petry – Técnico
Diórgines Antunes - Fisioterapeuta
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
 
Atletas
Ana Sátila
Charles Corrêa
Felipe Borges
Guilherme Mapelli
Pedro Gonçalves
Leonardo Curcel
Renan Soares
Omira Estácia

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +