Serão cinco dias de muitas emoções, o Brasil buscará as primeiras vagas olímpicas e paralímpicas na competição. O evento será também um termômetro para conhecermos os grandes nomes que estarão em Paris 2024.
A movimentação já é intensa em Duisburg na Alemanha, a cidade que é o berço alemão da canoagem recebe a partir desta quarta-feira (23), o Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023. O Brasil contará com sete atletas na água pela canoagem olímpica e mais 17 pela canoagem paralímpica.
O mundial contará com transmissão de todos os dias pelo recast.tv que é uma plataforma que detém os direitos para streaming pela Federação Internacional de Canoagem, neste caso para acessá-la é necessário fazer um cadastro e adquirir pontos para poder assistir as provas.
O Sportv 3 deverá transmitir somente as semifinais e finais a partir de sexta-feira (25) até o domingo (27), nas datas anteriores, não haverá link via satélite para a transmissão por televisão, acompanhe no final do texto os horários previstos. Na sexta-feira (25), a transmissão começa às 09h00 pelo fuso horário de Brasília, no sábado (26) e domingo (27) a partir das 06h00 da manhã.
Isaquias Queiroz convidou todos a acompanhar e torcer pelos atletas da Canoagem Velocidade e também da Paracanoagem na competição “Teremos chances de vaga olímpica para Paris no ano que vem. Nós daremos nosso melhor para fazer um bom campeonato e representar bem o Brasil, contamos com a torcida de vocês”, diz.
O experiente canoísta Edinho Silva que participará de seu sétimo mundial está muito entusiasmado com os treinos da federação brasileira e falou da sua expectativa para a competição. “Muito feliz em estar aqui treinando com seleção da Canoagem e da Paracanoagem. Energia maravilhosa. Todo Mundial é uma competição diferente, mas sempre com os melhores canoístas do mundo. E nós do Brasil estamos aqui representando o país, e vai ser um grande evento, um espetáculo”.
Vagner Souta, atleta do Caiaque que participou em duas edições dos Jogos Olímpicos, convida todos para prestigiar a competição onde terá chance de classificação novamente. Além disso, ele diz que está em sintonia com sua dupla no K2 com Edinho Silva. “Estamos muito preparados e confiantes no K2, vamos colocar em jogo os treinos que estamos fazendo e conquistar as vagas olímpicas para o Brasil”.
A Canoagem Velocidade conta com a delegação de sete atletas, sendo Isaquias Queiroz na disputa do C1 Masculino 1000m e no C2 Masculino 500m ao lado de Jacky Godmann. Filipe Vieira Santana será o nosso representante pelo C1 Masculino 500m. Vagner Souta disputa o K1 Masculino 1000m e o K2 Masculino 500m ao lado de Edinho Silva. Valdenice Conceição irá no C1 Feminino 200 metros e está inscrita no C2 Feminino 500 metros que tem como dupla Andreia Santos de Oliveira.
A Paracanoagem conta com a maior delegação da história
O Brasil contará com a maior delegação da história nesta edição do Mundial de Paracanoagem, serão 17 atletas na água, além de uma grande equipe técnica e multidisciplinar para dar apoio aos competidores.
Fernando Rufino, atleta campeão paralímpico disputará duas provas, o VL2 e o KL2, ele falou do nível do campeonato nesta edição. “Será um dos mundiais mais difíceis, pois teremos muitas eliminatórias, mas treinamos na água estamos preparados para dar o melhor para o Brasil”.
Na dianteira, o campeão VL2 do ano passado, Igor Tofallini, está preparado para este novo desafio. “Será um campeonato muito importante por causa das vagas para os Jogos Olímpicos e tentaremos levar mais uma medalha para o Brasil”.
Giovane Vieira participará da canoa (VL3), categoria que foi medalha de prata em Tóquio e do caiaque (KL3). “Treinamos muito em Ilha Comprida e agora viemos para participar do mundial na Alemanha. A expectativa é muito grande de conquistar a vaga olímpica para o ano que vem em Paris”.
A grande expectativa também fica por conta de Luis Carlos Cardoso, o atleta medalha de prata em Tóquio 2020 teve um mal estar nos últimos dias, recebeu atendimento médico, mas passa bem, a sua prova o KL1 200m está prevista para esta madrugada, quarta-feira (23) às 05h35 pelo fuso horário de Brasília. Ele ainda depende de autorização médica que deve acontecer pouco tempo antes da sua prova para confirmar a sua participação.
Delegação do Brasil em Duisburg na Alemanha
Canoagem Velocidade
Atletas: Filipe Vieira Santana, Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Vagner Souta, Valdenice Conceição, Ana Paula Vergutz e Andreia Santos de Oliveira.
Equipe Técnica: Álvaro Koslowski – Chefe de Equipe, Lauro de Souza Júnior – Treinador, Nivalter Santos de Jesus – Auxiliar Técnico, Rui Raggio – Fisioterapeuta e Ana Carolina Ramos e Corte – Médica.
Paracanoagem
Atletas: Debora Raiza Ribeiro Benevides, Mari Christina Santilli, Luis Carlos Cardoso da Silva, Fernando Rufino de Paulo, Jean Carlos Panucci Benites, Igor Alex Tofalini, Giovane Vieira de Paula, Adriana Gomes de Azevedo, Aline Furtado de Oliveira, Erisângela Toniolo, Uilian Ferreira Mendes, nino Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges, Andrea Pontes e Silva, Luciano Pereira Lima, Carlos Glenndel Moreira, Rafael Miranda Pereira e Frederico Holler.
Equipe Técnica: Chefe de Equipe – Maria de Fátima Fernandes Vara; Técnicos: Thiago Pupo, Akos Angyal, Cleverson Silva dos Santos,Maria Angélica de Jesus Rozalen, Paulo Ricardo Campos Cabral Salomão e Fernanda Rachid; Analista de Performance – Luis Gustavo Teixeira F dos Santos; Médica – Roberta Martins de Medeiros; Fisioterapeuta – Gabriel Prado; Massoterapeuta – Jorge Freitas de Souza e Psicólogo – Luis Eduardo D Almeida Manfrinati
Equipe CBCa
Rafael Girotto – Presidente
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
Horário das provas para esta quarta-feira (23) de acordo com o fuso horário de Brasília
04h25 - C1W200m | Valdenice
05h25 - KL1M200m | Luís Carlos Cardoso
05h40 - KL1M200m | Luciano Lima
05h50 - VL2W200m | Débora Benevides
05h55 - KL2M200m | Fernando Rufino
06h00 - KL2M200m | Uilian Ferreira Mendes
06h15 - VL3W200m | Erisangela Toniolo
06h20 - VL3W200m | Mari Santilli
06h25 - KL3M200m | Giovane Vieira de Paula
06h30 - KL3M200m | Jean Panucci
06h12 - C1M500m | Filipe Vieira Santana
09h25 - K1M200 | Edson Freitas da Silva
10h17 - K1W500m | Ana Paula Vergutz
10h45 - VL2M200m | Igor Tofallini
10h50 - VL2M200m | Fernando Rufino
12h20 - K1W1000m | Ana Paula Vergutz
13h44 - K1M1000 | Vagner Souta