Notícia
14/04/2022 06:04
COB inicia processo seletivo de cursos para profissionais do esporte em 2022
Instituto Olímpico Brasileiro abre inscrições para 16 oportunidades de capacitação gratuitas a partir desta quarta-feira, dia 13

COB


Após a bem-sucedida segunda edição do Congresso Olímpico, em março, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) dá mais um passo para a difusão de conhecimento e o fortalecimento do mercado esportivo nacional. A partir desta quarta-feira, dia 13, estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) em 2022. Atletas, treinadores, gestores, profissionais do esporte e público em geral podem se cadastrar acessando a pagina do IOB para participar do processo seletivo e concorrer às oportunidades gratuitas para o ano.
 
 
“O COB, através do seu Instituto Olímpico, vem capacitando profissionais de diversas áreas e contribuído de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional. Para que essa evolução continue a acontecer, precisamos cada vez mais de profissionais aprimorados e atualizados. Uma capacitação que alie teoria e prática, e cujo resultado será o desenvolvimento de lideranças empreendedoras e de visão estratégica”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
 
Seis cursos estão com inscrições abertas até o próximo dia 29: Programa de Carreira do Atleta – Núcleos Alto Rendimento e de Transição de Carreira; Fundamentos da Administração Esportiva e Curso Básico de Gestão para Treinadores. No segundo semestre inicia-se o processo de seleção do Encontro Anual de Atualização de Gestores das Confederações.
 
Também existem oportunidades abertas para o público em geral durante todo ano: Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO) nas modalidades de Atletismo, Ginástica Artística, Judô e Natação; Programa de Carreira do Atleta – Núcleo de Jovens Atletas; Programa Esporte Seguro; Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte – para adultos (PEAAE); Curso Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens; e Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando.
 
Os cursos, realizados em módulos presenciais, on-line e híbridos, são totalmente gratuitos e têm chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), COB, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e das Confederações Brasileiras Olímpicas, de acordo com cada um.
 
“Anualmente, abrimos as inscrições para cursos de capacitação voltados aos profissionais do esporte. Nosso principal objetivo é ter pessoas com conhecimento e habilidades para planejar e colocar em ação os projetos de desenvolvimento esportivo, seja na formação de atletas, na gestão de entidades esportivas ou na produção de políticas e financiamento. As pessoas estão no centro de qualquer atividade, são elas que irão colocar a mão na massa, e cada vez mais precisamos compreender a alta importância do capital humano para a evolução do esporte”, destacou Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.
 
Outra iniciativa do COB em prol do desenvolvimento global do atleta é o oferecimento de bolsas de estudo através do Núcleo de Atletas de Alto Rendimento do Programa de Carreira do Atleta. O benefício é destinado aos atletas que integraram a delegação brasileira em Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos.
 
O Instituto Olímpico Brasileiro
 
Lançado em 2009, o Instituto Olímpico Brasileiro tem objetivo maior gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e de desenvolvimento. Por meio de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento. O IOB atua por meio dos seus principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta e Academia Brasileira de Treinadores, além dos Projetos Especiais e do Programa Esporte Seguro.
 
Em 12 anos, desde o seu lançamento, o IOB já capacitou mais de 20.000 gestores, treinadores e atletas em quase 240 cursos. Entre os profissionais que já passaram por cursos do IOB estão o vice-presidente do COB, Marco La Porta, a medalhista olímpica no vôlei de praia e CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Adriana Behar, a presidente da Comissão de Atletas do COB, Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres 2012, e Kiko Pereira, treinador da seleção brasileira de judô, entre tantos outros nomes do esporte nacional.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus