Cinco medalhas em Pan embalam Omira Estácia rumo ao Mundial Sub-23 de canoagem slalom
Mineira foi o principal destaque da delegação brasileira em competição em em Oklahoma City, nos EUA
Na bagagem na volta ao Brasil, cinco medalhas e otimismo para os próximos desafios. Omira Estácia foi o destaque do país no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, realizado no último fim de semana em Oklahoma City, nos Estados Unidos. A mineira conquistou dois ouros, uma prata e dois bronzes. Um resultado animador tendo em vista o Mundial sub-23 da modalidade, em julho.
O formato da competição nos Estados Unidos permitiu a multiplicação de medalhas de Omira. Como as baterias do sênior, do sub-23 e do junior foram disputadas simultaneamente, uma mesma descida podia render pódios em diferentes categorias.
No C1, a brasileira completou o percurso em 100.13s, tempo que rendeu ouro no sub-23 e bronze no sênior. No K1, os 91.78s garantiram um outro bronze no sênior e uma prata no sub-23. O K1 extremo foi a única prova disputada pela atleta válida apenas para a categoria principal. Omira brilhou e faturou o segundo ouro dela no evento.
"Eu me sinto muito honrada por fazer parte dessa equipe e buscar os meus melhores resultados. É uma ótima preparação tanto física quanto mental para o mundial sub 23, em que tenho como objetivo ser medalhista", disse Omira, referindo-se ao evento em Ivrea, na Itália, de 5 a 10 de julho.
Além de Omira, outros dois integrantes da delegação brasileira também subiram ao pódio nos EUA. No K1 masculino, Guilherme Rodrigues cravou 80.98 e faturou o ouro no sub-23 e a prata no sênior. No C1 masculino, o destaque foi Kauã da Silva. Com o tempo de 85.89, ele foi ouro no sub-23 e prata no sênior. No total foram nove medalhas para o Brasil.