Notícia
30/11/2019 11:00
Chrystian Borba é tetracampeão sul-americano na Canoagem Onda
O atleta garantiu a medalha depois de uma virada incrível na prova, ele superou um atleta norte-americano que era favorito na categoria

FOTO: Arquivo Pessoal 


Brasil garantiu medalha de ouro pelo Campeonato Sul-americano de Canoagem Onda em Pichilemu no Chile, Chrystian Cezar de Borba triunfou em uma final disputadíssima na categoria Master Waveski no último sábado (23), onde teve atletas do Chile, Brasil e Estados Unidos na briga.
 
Borba bateu o norte-americano Fletcher Burton, grande nome no cenário mundial da modalidade e tido como favorito na disputa. Este é o quarto título do brasileiro no Sul-americano, “Mesmo exausto, tirei forças onde não tinha, e no último minuto consegui virar a bateria, com uma onda memorável”, pontuou. Ele conseguiu depois de fazer uma virada considerada incrível pelos adeptos da modalidade.
 
O atleta de Barra Velha/SC atualmente é um dos principais nomes no Brasil dessa modalidade, em 2000, ele já participou de disputas no litoral da África do Sul. Desde então, vem crescendo no ranking, tendo participado de eventos não só pelas praias brasileiras, mas também em pontos importantes da orla da América Latina integradas ao evento. O desempenho lhe garantiu títulos como tricampeão brasileiro e tricampeão sul-americano.
 
“Essa foi a conquista de uma grande equipe, pois não existe conquista individual”, observa ele. “Há uma preparação efetiva durante o ano para isso, o envolvimento de várias pessoas, e aí cito meu treinador, o professor Diego Welter, implacável nos treinos; a professora de pilates Ana Blaska, que tem me auxiliado muito nos alongamentos, de modo a evitar lesões”, detalhou ele. “São profissionais de alto gabarito em Barra Velha”, acrescentou, agradecendo ainda à família, que deixou por uma semana para cumprir o desafio internacional, e aos patrocinadores.
 
Thomaz Exclusive, Prefeitura de Barra Velha, Sulmar Pescados, Santos e Negócios, Santa Catarina Veículos, ForFitness e Estúdio Ana Blaska apoiam o atleta barra-velhense nas suas disputas. E além de Borba, brilharam no Sul-Americano do Chile os atletas brasileiros Fernando Lapolli, vice-campeão do kaiak surf open, e Marcelo Cunha, no waveski open.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube