Notícia
05/01/2023 07:01
CBCa parabeniza Ana Moser, nova ministra do Esporte
Ex-atleta ela tem 54 anos, no seu discurso ela manifestou o seu desejo para o esporte brasileiro. Rafael Girotto, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem esteve presente na posse

Foto: Canoagem Brasileira


A nova Ministra dos Esportes, a medalhista olímpica de vôlei, Ana Moser, tomou posse da secretaria nesta quarta-feira (04). Primeira mulher da história a comandar a pasta, a ex-atleta, de 54 anos, foi anunciada para comandar a retomada do ministério no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na cerimônia realizada no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios estiveram presentes diversas autoridades esportivas, o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem Rafael Girotto também participou do evento.
 
“Ana Moser além de ex atleta olímpica também tem um currículo muito grande na área de gestão esportiva e de desenvolvimento social, tenho certeza que fará um bom trabalho a frente da pasta. Essas ações também temos na Canoagem Brasileira, e queremos potencializa-las em conjunto daqui pra frente.”, parabeniza Girotto.
 
A ex-atleta é uma das criadoras do Instituto Esporte & Educação (IEE), entidade do Terceiro Setor fundada em março de 2001 e presidida por Ana Moser em 2021. A ONG desenvolve projetos de atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários, na sensibilização de políticas públicas e no desenvolvimento de metodologia de esporte educacional.
 
Em 2005, em parceria com o Unicef e com o canal ESPN Brasil, criou a Caravana do Esporte, "movimento de ação e mobilização social pelo direito das crianças ao esporte, ao lazer, à educação e à cultura“.
 
Ana Moser também atuou à frente da ONG Atletas Pelo Brasil, sendo uma das articuladoras da sociedade civil em prol da Lei Geral do Esporte e do Plano Nacional do Desporto. Na área pública, atuou como diretora do Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera, vinculado à Secretaria de Esportes de São Paulo, e integrou o Conselho Nacional do Esporte.
 
“Acho que a missão aqui é mais difícil que Brasil e Cuba (risos). Vamos estar juntos de cada um que está aqui para ouvir e encaminhar as questões de todas as dimensões do esporte, que são muitas e diversas. E que tenhamos espírito de muita conversa para que a gente construa algo novo e maior que temos hoje. E que aumente e muito o esporte. A gente tem de fazer com que mais pessoas conheçam, pratiquem e se beneficiem do esporte”, fala a nova ministra.
 
Ela ressaltou a importância do diálogo com outros ministérios, como Educação e Saúde. Segundo ela, haverá conversas com todos os setores, como os comitês paralímpicos, que terão atenção especial no seu mandato.
 
“Nosso público é o mesmo. Crianças e jovens que estão na escola, população em geral, atendidos pelo SUS. Missão é que tenham acesso a todos os serviços. O esporte é transversal e precisamos que isso se reflita na prática”, disse.
 
A ex-atacante Ana Moser é considerada uma das maiores atletas da história do voleibol brasileiro. Pela Seleção, a atleta conquistou 13 medalhas e participou de três edições dos Jogos Olímpicos (Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996), conquistando a medalha de bronze na última delas.

Moser também fez parte da equipe vice-campeã mundial em 1994, que foi derrotada por Cuba na final do torneio. O segundo lugar obtido é, até hoje, o mais alto ocupado pelo Brasil na competição - a Seleção Brasileira conquistou a medalha de prata novamente em 2006, 2010 e 2022.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3018-7440
Apycom jQuery Menus