A Confederação Brasileira de Canoagem contratou em outubro de 2022 um professor para dar aulas particulares/reforço, aos atletas que fazem parte da Equipes Nacionais Permanentes - ENP de Capitólio - MG.
Atualmente o projeto de reforço escolar conta com seis atletas, com idade entre 14 a 17 anos. Eles recebem aulas diariamente, e as turmas são divididas entre ensino fundamental e ensino médio. O objetivo é que os alunos/atletas que saem de suas casas/famílias, mantenham ou melhorem seu rendimento escolar.
Além disso, para a CBCa, esta iniciativa visa a preocupação e responsabilidade em não só investir no rendimento dos atletas, mas também contribuir na formação para o futuro dos atletas além esporte de alto rendimento.
De acordo com o professor Henrique Leonel, o nível de educação dos atletas era preocupante. “Alguns alunos estavam com dificuldade em matérias básicas: leituras, operações básicas (multiplicação, divisão, soma e subtração), outros em frações matemática, regras ortográficas e todos os alunos não tinham nenhum conhecimento em inglês. Posso dizer que a evolução foi com o tempo, pois estou sempre tentando demonstrar a eles a importância dos estudos, buscando o interesse nas aulas”, explica o professor.
A atleta Ana Luiza Amaral Fernandes de Souza, é uma das alunas do Henrique e está amando a experiência. “As aulas são ótimas, estou gostando bastante e o professor está ajudando muito todos nós, cada dia aprendemos um conteúdo diferente”, enfatiza Ana.
“Levarei esse aprendizado pra vida, é uma honra poder repassar meu conhecimento aos atletas campeões do nosso Brasil. Sou grato pela oportunidade que a Confederação Brasileira de Canoagem me proporcionou”, pontua Henrique.
De acordo com a CBCa as aulas particulares, ministradas no contra turno escolar, continuarão neste ano letivo e nos próximos da ENP.