Notícia
29/10/2020 08:50
CBCa fica em primeiro lugar no Programa GET
O Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) tem como objetivo o suporte no aprimoramento da GESTÃO das Confederações de esportes olímpicos do Brasil, com foco na GOVERNANÇA, ÉTICA e TRANSPARÊNCIA

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) ficou em primeiro lugar no Programa Gestão, Ética e Transparência (GET), tendo como objetivo o suporte no aprimoramento da GESTÃO das Confederações de esportes olímpicos do Brasil, com foco na Governança, Ética e Transparência. Em 2019 a entidade garantiu o quinto lugar com nota 9,8 e neste ano obteve a nota 10. 
 
O programa é realizado por uma plataforma online, que conta com 345 perguntas agrupadas em 5 diferentes níveis de maturidade.  Desta forma, foi possível pensar no desenvolvimento de Confederações com realidades e características tão diferentes.
 
“Estamos orgulhosos deste resultado, a primeira colocação neste ranking de mais de 30 confederações. Mas mais do que isto, é importante avaliarmos a evolução da CBCa em prol da governança, ética e transparência. Isto apenas demonstra que a gestão da Canoagem Brasileira está no mesmo caminho que os resultados esportivos, sempre buscando o lugar mais alto do pódio”, fala Leonardo Maiola, diretor geral da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
Iniciativas de apoio às Confederações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico é a principal ferramenta norteadora que uma organização deve possuir para a criação e execução de uma estratégia para alcance de seus objetivos. O Programa GET ofereceu consultoria com especialistas dedicados na criação/revisão dos planejamentos estratégicos de 28 Confederações.
 
2| PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Com a entrada em vigor da Portaria 115 e suas novas exigências de transparência, identificou-se a oportunidade de melhoria na divulgação de informações pelas Confederações. Como algumas possuíam um site com uma estrutura que não suportava o armazenamento de todos os documentos e informações necessárias, em 2019 foi criado pelo COB o Portal da Transparência, uma página web (site) para todas as modalidades olímpicas com todos os recursos necessários (acessibilidade e outros), de forma padronizada e de fácil manutenção, garantindo a transparência para a sociedade.
 
A CBCa não aderiu ao portal da transparência uma vez que a entidade possui um site que contempla e possibilita centralizar todas as informações necessárias para o bom andamento e maturidade em relação a transparência.
 
3| OUVIDORIA
Preservando a legalidade, moralidade e impessoalidade, O COB promoveu uma contratação coletiva de empresa de prestação de serviços de Canal de Denúncias para as Confederações. Esse serviço foi implantado no ano de 2019 com a adesão inicial de 17 Confederações.
Atualmente, esse canal pode ser acessado por toda a sociedade, nos sites dessas entidades esportivas, possibilitando o envio de sugestões, elogios e denúncias, de forma simplificada e anônima.
 
4| A BOA GOVERNANÇA NO ESPORTE:
Após o Programa GET e as novas legislações incentivarem a criação de novos poderes e estruturas na Governança das Confederações, o COB entendeu a importância de realizar um trabalho complementar de capacitação destes profissionais para melhor atuarem e contribuírem para essas entidades.   
 
Em 2019 foram capacitados:  
• 17 Conselhos de Administração 
• 7 Conselhos Fiscais 
• 12 Comissões de Atletas 
 
Em 2020 foram capacitados, até o momento:  
• 28 Conselhos de Administração  
 
Este trabalho terá continuidade no ano de 2021.
Nestes encontros foram distribuídas cartilhas educacionais como material de apoio. 
 
5| WEBINAR DE GESTÃO, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA:
O acompanhamento do Programa GET através de Indicadores de Performance, evidenciou a oportunidade de melhoria no resultado de alguns temas específicos trabalhados no Programa: Compliance, Relatório Anual de Gestão, Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Lei Geral de Proteção de Dados e Comissão de Atletas.
 
Para alavancar estes resultados, no período entre maio e julho/20, foram realizadas as Webinars de Gestão, Ética e Transparência, 6 encontros virtuais com a participação de um especialista, que mediou a troca de experiências entre os profissionais das Confederações e debateu e orientou as Confederações sobre como implementar os temas nas entidades.  Cada webinar teve um público participante, em média, de até 80 profissionais de 25 Confederações.
 
“Para nós esse primeiro lugar é um grande reconhecimento dos profissionais que atuam nos bastidores da Confederação Brasileira de Canoagem, trabalhamos constantemente para termos uma boa performance com todos os nossos recursos e nas suas prestações de contas, é de suma importância sermos cada vez mais uma entidade transparente”, afirma João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa.












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus