04/02/2020 04:02
CBCa e IMEL criam nova metodologia para as escolas de base da Canoagem
Foi elaborado uma apostila e também estão sendo produzidos vídeos com ensinamentos de técnicas das remadas na Canoagem Slalom e Caiaque Polo, o conteúdo será disponibilizado em breve para todo o Brasil

Está sendo desenvolvido em Foz do Iguaçu no Paraná através da parceria entre a Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e o Instituto Meninos do Lago uma nova metodologia de trabalho na prática de Canoagem Slalom e Caiaque Polo que contará com apostilas e vídeos dos ensinamentos do esporte. Este material será disponibilizado para todo o Brasil assim que estiver finalizado. Na última semana começou a primeira fase da ação onde foram realizadas as captações de imagens com as regras das modalidades, participaram do projeto Guilherme Galvão supervisor da modalidade de Caiaque Polo e o atleta Mauro Palácios que atua no esporte desde 1999.

Com aproximadamente 600 crianças, o Projeto Social Meninos do Lago desenvolve a prática da Canoagem Slalom e também do Caiaque Polo na Terra das Cataratas, atualmente é o maior projeto de base do Brasil na modalidade. Patrocinado pela Itaipu Binacional desde 2009, a ideia é que esses materiais auxiliem em plano educacional esportivo para professores aplicarem nas escolas de canoagem.

“Não só o IMEL ganhará uma nova metodologia de trabalho a ser aplicada em piscinas, como também todas as escolas de Slalom e Caiaque Polo do Brasil, pois as apostilas e vídeos serão disponibilizados no site da CBCa”, afirma Argos Gonçalves Dias Rodrigues, diretor técnico do Instituto Meninos do Lago.

O atleta Mauro Palácios e o supervisor de Caiaque Polo Guilherme Galvão estiveram na cidade para auxiliar nas gravações, foram realizadas remadas para a Canoagem Slalom e também para o Caiaque Polo. As modalidades são trabalhadas em conjunto na cidade, a estrutura do Município dispõe de escolas com piscinas que ficam em grandes regiões onde acontece a iniciação dos atletas.

“Fiquei impressionado com a organização e com o volume de atletas que estão praticando a Canoagem em Foz. É muito fácil compreender ao ver a estrutura do projeto o porquê da cidade, cada vez mais, estar se firmando como um grande polo nacional do nosso esporte”, comenta Mauro Palácios.

Para Guilherme Galvão o objetivo da viagem foi poder contribuir um pouco para o conhecimento esportivo e também aprender com as novas experiências desenvolvidas. “Eu tenho andado pelo Brasil desde 2017, já fui há alguns estados e várias cidades principalmente no estado de São Paulo. Vi aqui uma das cidades mais completas onde você alinha estrutura, material, piscinas e recursos humanos além é claro do bom patrocínio”, comenta.

Agora começam as outras fases do projeto, daqui pra frente a continuidade será feita pela área de comunicação da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa e o Instituto Meninos do Lago que consiste na edição e separação do conteúdo. “Fizemos a captação para o nível de iniciação, que chamamos de faixa branca. Agora vamos editá-las e inserir na internet. Depois de pronto esse estágio, vamos partir para o material da faixa amarela, verde e azul. Acredito que até o final do ano conseguiremos alcançar este objetivo”, complementa Argos.

Todo o material será disponibilizado em um formato simples e prático, desta forma a metodologia poderá ser padronizada afim de desenvolver os atletas de base da Canoagem no Brasil.

Clique aqui e confira o manual