Notícia
04/06/2020 04:06
CBCa e E-museu resgatando a história da Canoagem Brasileira
Neste mês a Canoagem ganhará um museu digital que contará toda a trajetória do esporte no Brasil, relembrando grandes nomes através de um acervo histórico inédito com inovação tecnológica

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) fechou uma parceria com o eMuseu do Esporte para resgatar a história da Canoagem Brasileira através de um museu digital, no local será possível acompanhar cronologicamente os principais fatos marcantes da entidade e também de alguns personagens que ajudaram a escrever a trajetória desse esporte com o Brasil.
 
Em homenagem a essa parceria, as redes sociais da Canoagem Brasileira terão conteúdos diferenciados nas quintas-feiras, será um espaço semanal para os famosos #TBTs com resgates históricos complementares da exposição do eMuseu, além de relembrar grandes momentos da Canoagem. “É um grande trabalho, há meses estamos discutindo os conteúdos, fazendo pesquisas históricas para contar de uma forma interativa todos os passos que a Canoagem trilhou até os dias de hoje, vai ser algo muito educativo também para conhecer os grandes nomes da nossa história”, comenta João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.  
 
O eMuseu do Esporte surge para registrar a memória do esporte em um formato inovador e colaborativo, valorizando a cultura e o legado de transformação social com uso da tecnologia. O museu virtual traz a tradicionalidade de um museu físico, além de exibição eletrônica incluindo um tour e a construção colaborativa de toda a sociedade. O projeto conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo, do Governo Estadual.
 
A ação é uma idealização do Prof. Dr. Lamartine DaCosta e da Profa. Dra. Bianca Gama, com realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).
 
“A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando,
promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta”, afirma Bianca Gama, idealizadora do projeto. 
 
Museu Dinâmico
Em abril foi realizada a estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa, por meio do site emuseudoesporte.com.br. Vale destacar que as exibições do museu são divididas em exposições temporárias virtuais e museus virtuais permanentes.
 
No mês de maio, foi realizada a abertura das exposições virtuais temporárias colaborativas, que tiveram duas temporadas, cada uma com 16 painéis de autores. Todo material apresentado faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas. Os visitantes puderam conhecer histórias inspiradoras do esporte olímpico e paralímpico. Em uma dinâmica 3D, é possível revisitar as conquistas e os momento únicos vivenciado pelos autores, por meio de fotos, legendas e áudios, basta acessar emuseudoesporte.com.br.
 
Lançamento em junho
Contando com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte terá oito museus virtuais permanentes, que serão lançadas em junho de 2020, em uma plataforma 3D robusta, dentre as quais estarão: Enel, e das entidades esportivas, Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Museu Galeria Olímpica, Exército e a Marinha juntos no eMuseu do Desporto Militar. Esses espaços terão um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes. 
 
Além disso, será lançado, ao mesmo tempo, um portal do eMuseu do Esporte, no qual fãs do esporte, atletas, ex-atletas, entidades esportivas e demais interessados poderão criar seus perfis, como em uma rede social, e compartilhar seus acervos pessoais.












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus