Notícia
15/12/2022 06:12
CBCa divulga seis documentos que organizam a Canoagem Velocidade para 2023
Entre eles estão o Plano de Trabalho 2023 e o Sistema de classificação para os jogos Olímpicos de Paris 2024

Foto: CBCa


A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) tem como uma de suas responsabilidades, gerenciar e definir, por meio de critério claros, objetivos, transparentes e justos, tanto as Equipes Nacionais Permanentes (ENP), como a Seleção Nacional (SN) que representará o Brasil nas competições internacionais no ano de 2023.
 
Estas competições possuem importância estratégica, seja no âmbito da preparação dos atletas, bem como da necessidade de classificação e representação nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, que é o principal objetivo/foco da CBCa no Ciclo Olímpico 2020-2024.
 
No dia 26 de janeiro de 2023, às 14h00, ocorrerá uma transmissão ao vivo aberta a toda comunidade da Canoagem Brasileira, e publicada no site oficial da CBCa, com o intuito de explicar, esclarecer e divulgar, detalhes que não tenham sido suficientemente expostos nestes documentos. Esta, ficará disponível posteriormente no canal do Youtube oficial da CBCa para visualizações futuras.
 
Como o investimento na Equipe Brasileira de Canoagem é feito principalmente e majoritariamente via Lei das Loterias - COB, a CBCa não somente é obrigada a fazer bom uso destes recursos, mas também prezar pela clareza dos critérios de seleção dos/das atletas, assim como selecionar somente
aqueles que já apresentem o nível técnico necessário para alcançar bons resultados ou que estejam se desenvolvendo e demonstrando potencial claro e objetivo para conseguir resultados expressivos para o Brasil.
 
Desta forma, e por unanimidade, o Comitê de Canoagem Velocidade da CBCa, definiu que o Treinador Nacional Chefe continuará sendo o Sr. Lauro de Souza Júnior, o qual será o responsável por implantar e gerenciar a Metodologia de Treinamentos, como e também, liderar e gerenciar os demais treinadores nacionais, além de expandir a referida metodologia para os treinadores dos Clubes de Canoagem Velocidade do Brasil, filiados a CBCa.
 
Regimento Interno das Equipes Nacionais Permanentes em 2023
Todos os atletas integrantes das Equipes que se encontram em um dos locais Treinamento estão sujeitas as regras do Estatuto da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Código de Ética; Código de Postura em Eventos Nacionais da Confederação Brasileira de Canoagem e deste Regimento Interno, que o regulamenta.
 
A novidade para 2023 será a avaliação para o retorno da Equipe Nacional Permanente de caiaques masculino e feminino, até o final de 2024. Serão avaliados os clubes e treinadores, de maneira que em 2024, estes possam vir a sediar uma ENP de BASE de caiaque masculino e/ou feminino. A ENP de caiaque 2024 - BASE, receberá aporte financeiro da CBCa, de acordo disponibilidade orçamentária do ano vigente. A formação dos atletas que irão compor baseia-se nos critérios estabelecidos no item 13 do Plano de Trabalho que leva em conta o ranking dos atletas em competições nacionais.
 
Ranking de barcos individuais e controle para Santiago 2023
Por decisão do Comitê de Canoagem Velocidade, pela primeira vez que vai ser formado o ranking de embarcações individuais em distâncias olímpicas. O grande diferencial que todos os atletas masculino e feminino do Brasil, tanto no caiaque quanto na canoa terão seus pontos somados tanto nas etapas da Copa Brasil quanto no Campeonato Brasileiro e os três melhores no ranking geral poderão solicitar o Bolsa Atleta.
 
Na 1ª Etapa da Copa Brasil que será realizada em Capitólio/MG, prevista para os dias 14 a 16 de abril, será feita uma lista larga, onde acontecerão as definições dos atletas que poderão disputar os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e a Seletiva Olímpica continental para Paris 2024.
 
“Estes documentos norteiam todo o desenvolvimento da modalidade em 2023, que é um ano mais importante para o “Ciclo Paris 2024”, eles foram definidos pelo Comitê de Canoagem Velocidade e estamos dando ampla divulgação para que todos os atletas estejam cientes dos procedimentos adotados durante os trabalhos em 2023”, fala Alvaro Koslowski, supervisor da Canoagem Velocidade.
 
Veja abaixo os links de acesso para todos os documentos que regem a estratégia da Canoagem Velocidade para 2023
 









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus