Notícia
20/01/2021 05:01
CBCa divulga regras para os filiados em 2021
Será necessário realizar a renovação de cadastro, apresentar atestados médicos, valores de taxas de anuidade entre outros pedidos, veja também informações sobre o Bolsa Atleta

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), divulgou a circular 003/2021 que trata sobre a Renovação de cadastro, atestados médicos, valores de taxa de anuidade, inscrições online, normas para cadastro e declarações, transferência de atletas e valores de multas para o ano de 2021. Todo o processo já está disponível desde o dia (18) no sistema de cadastro da CBCa – sge.cbca.org.br.
 
Na realização de renovações ou novos cadastros de atletas será obrigatório o envio do atestado de aptidão física para a prática de esporte, o documento deverá ser anexado na área de cadastro do atleta. Cabe ressaltar que a responsabilidade pela prática esportiva é dos clubes e associações, sendo esse um documento de fundamental importância para a prática esportiva dos atletas em seus respectivos clubes. A CBCa, como forma de contribuir com a organização civil dos clubes e associações, passará a exigir uma cópia desse documento, emitido no ano de 2021, para cadastramento dos atletas
 
Todos os atletas acima de 16 anos (nascidos até 31/12/2005), para renovação de seu cadastro junto a CBCa, deverá realizar o curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assedio, fornecido pelo Instituto Olímpico Brasileiro.
 
 
Outra ação obrigatória será a participação no Programa de Aprendizagem para Atletas sobre Saúde e Antidopagem (ALPHA), os atletas nascidos após até o dia 31/12/2005 deverão acessar o sistema da Agência Brasileira de Controle de Dopagem.
 
 
Para renovação de cadastro, será mantido o sistema progressivo de valores, de acordo com o mês em que o pagamento for realizado, conforme tabela 1, mantendo o mesmo valor estabelecido do ano de 2020. Entretanto, para novos cadastros, os valores são fixos para o ano todo, conforme tabela 2. Além disto, devido a Pandemia do COVID-19, atletas e clubes que realizaram o pagamento da anuidade no ano de 2020, terão desconto de 75% da anuidade no ano de 2021, com base no valor fixado para o mês de janeiro, conforme tabela 3.
 
 
Somente poderão participar de eventos do calendário oficial, as entidades de prática e atletas que estejam com seu cadastro regularizado junto à CBCa, isto corresponde a atualização cadastral, quando necessário, atestado médico e pagamento da anuidade.
 
A CBCa pede que atletas, associações, clubes e federações leiam atentamente as orientações e instruções de cadastro, disponibilizadas em nosso site oficial, na área de cadastro. Dúvidas ou esclarecimentos deverão ser encaminhadas para o setor de cadastro através do e-mail cadastro@canoagem.org.br ou pelo WhatsApp 41 3083-2617.
 
Bolsa Atleta
Além do processo para cadastro, a CBCa também divulga as informações sobre declarações do programa Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadânia. O atleta que recebeu até o dia 15 de janeiro de 2021 a última parcela da Bolsa Atleta, referente ao pleito de 2019, deverá apresentar ao Ministério da Cidadania a prestação de contas no prazo de 30 (trinta) dias após o recebimento da última parcela. Para tal, o atleta deverá solicitar ao seu clube e a esta Confederação as declarações necessárias. O processo completo está divulgado na circular 004/2021.
 












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus