Notícia
17/01/2021 05:01
CBCa decreta luto oficial de sete dias
O vice-presidente da entidade, Sr. Darci Oberdan de Souza determinou o luto em virtude da morte do presidente da entidade João Tomasini Schwertner

A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, através do seu vice-presidente Sr. Darci Oberdan de Souza, vem por meio desta decretar luto oficial de sete dias por causa do falecimento do presidente da entidade, Sr. João Tomasini Schwertner neste domingo (17) em virtude do COVID-19.
 
"Perder uma liderança e acima de tudo um amigo e uma dor profunda e difícil de ser superada. Quando uma pessoa querida se vai, só resta a saudade e as lembranças para aliviar um pouco. Querido João Deus sempre estará ao seu lado", lamenta Darci Oberdan.
 
 
Tomasini era presidente da CBCa desde 1989, entidade que ele foi o principal responsável pela sua fundação, também foi membro da Assembleia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro desde 1989. Como Presidente da CBCa comandou inúmeros Comitês Organizadores em campeonatos sul-americanos, pan-americanos e mundiais realizados no país. Também foi 3º Vice-Presidente da Federação Internacional de Canoagem (2010-2014). João também era presidente da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC).
 
Velório
Por causa das medidas sanitárias no período da pandemia de COVID-19, o velório será limitado para somente 10 pessoas, por esse motivo a família de Tomasini restringiu somente para os familiares, em vida ele fez o pedido para ser cremado, o que deve acontecer nesta segunda-feira (18) em Curitiba no Paraná.
 
Mensagens de condolências
Ao longo do dia a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) têm recebido inúmeras mensagens de condolência, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) decretou luto oficial de 03 dias.
 
“Dizer que é uma grande perda para o esporte brasileiro é redundância. João Tomasini foi um dos mais leais companheiro e amigo que tive em minha trajetória no Comitê Olímpico do Brasil. Aguerrido, incansável e, porque não dizer, briguento pelas causas que defendia, foi um dos grandes articuladores da Lei 14.073, que trará uma contribuição inestimável para o esporte olímpico do Brasil. É seu grande e valioso legado”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, que ao longo deste domingo recebeu inúmeras mensagens de condolências de entidades internacionais como ODESUR e PanAm Sports.
 
 
Confederações de diversos esportes, entidades internacionais, atletas, dirigentes e políticos também estão enviando manifestações de condolências, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) agradecem o apoio recebido e também os sentimentos de pesares.












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus