Notícia
05/06/2020 04:06
CBCa cria manual de recomendações de retorno aos treinos
A entidade faz um esclarecimento: Antes de sua aplicação é mandatório avaliar as orientações das autoridades locais em relação a flexibilização das ações no período da pandemia e também as medidas dos órgãos estaduais e nacionais além da OMS – Organização Mundial da Saúde

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) alinhado com seus  supervisores das modalidades e também em aprovação com o seu Conselho de Administração elaborou um manual de recomendações para os atletas da Canoagem Brasileira com o objetivo de orientar sobre medidas de proteção nesse período de pandemia do COVID-19, a entidade orienta que antes de sua aplicação, deve-se primeiramente estar atento e respeitar as orientações das autoridades locais quanto a nível de intensidade da pandemia e também se há flexibilidade para treinos quando realizados em locais externos, também deve-se evitar a aglomeração de pessoas.
 
A recomendação contempla métodos de treinamentos para todas as áreas esportivas, como a Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Caiaque Polo, Canoagem Maratona, Canoagem Oceânica, Paracanoagem, Canoagem Para Todos e Canoagem Descida. O documento trata de uma compilação de informações e visa facilitar esse acesso para a comunidade da Canoagem.
 
O texto, abrange diferentes referências, entre elas informações da OMS, e da Confederação Brasileira de Vela e ajustada a realidade da Canoagem. De qualquer modo, recomenda-se que esse documento seja lido em conjunto com as determinações sanitárias do Ministério da Saúde mais atualizados. É importante salientar que as recomendações e orientações aqui descritas NÃO SUBSTITUEM OU SE SOBREPÕEM A QUALQUER ANAMNESE, ANÁLISE SANITÁRIA, PARECER MÉDICO PROFISSIONAL, DIAGNÓSTICO OU TRATAMENTO.
 
 
“Este documento não libera o retorno as atividades, isto deve ser avaliado e respeitado em acordo com os órgãos sanitário locais, mas ele dá o norte e direcionamento de como devemos lidar com a situação, em especial os cuidados e o zelo a cada atleta, treinador e membros de apoio, os quais reforçamos que todas as medidas de segurança sanitária devem ser observadas“.
 
Por razão do estudo sobre medidas de flexibilização da quarentena que vem sendo feita pelos três níveis de governo no Brasil, a CBCa reuniu informações nesse documento para auxiliar na orientação e ajudar os Clubes, as Associações e os Projetos que desenvolvem a prática da Canoagem, para que o retorno às atividades, assim que aprovado e liberado pelas diferentes esferas governamentais, seja feita observando as orientações médicas atuais. Portanto, esse estimulo ao retorno à prática das modalidades de Canoagem deve ser feito com a responsabilidade e comprometimento com saúde e consciência sanitária, nos locais onde essa possibilidade existir.

Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus