Notícia
18/03/2020 04:03
CBCa adia dois eventos internacionais que iriam acontecer no Brasil
O Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom e o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade terão uma nova data em virtude da pandemia do COVID-19

A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa confirmou nesta quarta-feira (18) o adiamento do Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom previsto para o dia 03 a 05 de abril no Rio de Janeiro/RJ e também para o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade que estava marcado entre os dias 07 a 10 de maio em Curitiba/PR.
 
A entidade enviou uma consulta técnica para a COPAC – Confederação Pan-americana de Canoagem e também para a Federação Internacional de Canoagem – “ICF em inglês” pedindo o adiamento das competições em virtude dos recentes acontecimentos envolvendo o avanço do coronavírus (COVID-19) no mundo e também seguindo as orientações das autoridades sanitárias brasileiras e teve autorização para fazer a mudança de calendário.
 
As novas datas estão sendo estudadas para a realização dos eventos e deverão acontecer no segundo semestre do ano. Ambas competições adiadas seriam classificatórias continentais para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Pela Canoagem Slalom as regras para a classificação serão através do ranking internacional, já para a Canoagem Velocidade ainda há a necessidade de aguardar uma decisão da Federação Internacional de Canoagem – “ICF em Inglês” e também do Comitê Olímpico Internacional – COI de como será a definição das vagas. A decisão foi emitida pela COPAC – Confederação Pan-americana de Canoagem através da circular no. 044/2020 que você pode acessar aqui.
 
As ações têm como prioridade a preservação da saúde e da integridade física dos atletas nacionais e internacionais e de todos os demais envolvidos na organização dos eventos, além dos participantes de eventos esportivos, como treinadores, árbitros, imprensa, colaboradores e público em geral.
 
Esses ajustes estão de acordo com o COI – Comitê Olímpico Internacional que se pronunciou após a realização de uma reunião com federações esportivas internacionais. E reconheceu que é preciso realizar mudanças na definição dos atletas participantes das Olimpíadas por causa do impacto provocado pela virose no mundo.
 
Ainda de acordo com a entidade assegurou manter o seu planejamento para os Jogos de Tóquio, descartando o adiamento ou o cancelamento do evento agendado para o período entre 24 de julho e 9 de agosto.

Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus