Notícia
27/05/2022 16:00
Categoria iniciantes abriu o Brasileiro de Canoagem Slalom em Tibagi/PR
Mais de 100 atletas participaram das 14 categorias disputadas nesta sexta-feira (27). O evento vai até domingo (29), as provas no fim de semana acontecem no novo canal semiartificial construído no município

FOTO: Yuri Marinho - CBCa


Começou nesta sexta-feira (27), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Canoagem Extremo Slalom em Tibagi no Paraná. Neste primeiro dia de competições aconteceram as provas da categoria iniciantes. Com mais de 100 atletas na água a criançada fez a festa dentro e fora da água, foram disputadas provas nas categorias: C1 Feminino Infantil, C1 Masculino Infantil, K1 Feminino Infantil, K1 Masculino Infantil, C1 Feminino Menor, C1 Masculino Menor, K1 Feminino Menor, K1 Masculino Menor, C1 Masculino Júnior, K1 Feminino Júnior, K1 Masculino Júnior, C1 Masculino Sênior, K1 Masculino Sênior, C2 Misto.
 
A competição aconteceu nas margens do Rio Tibagi, em uma área acima do local onde foi construído o novo canal semiartificial de Canoagem Slalom, como trata-se de uma prova para as categorias iniciantes o nível técnico dentro da água deve ser mais leve, mas mesmo assim o brilho das remadas e o empenho dos atletas foi contagiante. Sábado (28) e domingo (29), acontecem as provas das categorias seniores e também a Canoagem Slalom Extremo no leito do novo canal construído.
 
 
Para Yuri Lopes Penteado, atleta da Equipe Semeando que é de Tibagi, a de uma medalha de prata no C1 Masculino Menor, teve um significado a mais na sua vida. Ele é um jovem que tem dificuldades a mais que os seus colegas, diagnosticado com déficit neurológico ele competiu de igual para igual na pista e superou todas suas barreiras para subir ao pódio.
 
“Eu faço canoagem porque eu gosto, porque eu estou com os amigos, legal”, fala o jovem que estampava um grande sorriso na cara e demonstrava muita timidez ao falar, mas que seu jeito sensível e puro conquistou não só o pódio, mas todos os seus colegas do clube.
 
De acordo com André Luis de Paula, treinador do canoísta o jovem quando iniciou na canoagem no início não se adaptava ao esporte, mais aos poucos foi dominando as técnicas, tendo bom relacionamento com todos os outros atletas e agora é considerado o menino “gente boa do projeto”.
 
 
Ao todo foram cinco equipes na disputa da categoria iniciantes: Instituto Meninos do Lago de Foz do Iguaçu/PR, Associação Semeando Sonhos de Tibagi/PR, ATOCA – Associação Tomazinense de Canoagem de Tomazina/PR, APEN - Associação Pirajuense de Canoagem de Piraju/SP, Associação Trêscoroense de Canoagem de Três Coroas/RS.
 
Sábado (28) e domingo (29) com mais provas
A competição começou nesta sexta-feira (27) e vai até o domingo (29). Ao todo são mais de 100 canoístas inscritos, entre eles, grandes nomes que conquistaram medalhas no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom em Oklahoma nos Estados Unidos no inicio do mês, como Omira Estácia, Guilherme Rodrigues e Kauã da Silva.
 
O evento também contará com os atletas olímpicos Charles Corrêa, Anderson Oliveira e Felipe Borges da Silva que participaram da edição dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No sábado (28), as provas começam às 12h15, já no domingo a previsão é o início às 09h30. A partir das 10h30 da manhã haverá transmissão do Canal Olímpico do Brasil.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus