Notícia
26/04/2022 06:04
Capitólio/MG recebe no fim de semana evento nacional de canoagem
Será a edição da Copa Brasil e Controle Nacional de Canoagem Velocidade, grandes nomes como os atletas olímpicos Isaquias Queiroz, Jacky Godmann e Erlon de Souza estarão competindo na cidade

Foto: Rafael Bello / COB


Com a presença dos maiores nomes da Canoagem Brasileira, Capitólio/MG sediará a Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade. A competição será entre os dias 29 e 30 de abril, Isaquias Queiroz, Erlon de Souza, Jacky Godmann entre outros atletas de ponta da modalidade estarão na água disputando a primeira prova do ano do circuito nacional.
 
O local é um grande atrativo turístico mineiro que atrai muitos turistas anualmente e também serve de base para uma Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade desde 2019. O evento contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Capitólio, Federação Mineira de Canoagem e Comitê Olímpico do Brasil.
 
“É de suma importância recebermos um evento desses em Capitólio, a nossa cidade é uma das casas da Canoagem Brasileira, recebemos aqui várias vezes os nossos medalhistas olímpicos, os atletas que treinam aqui são de alto nível. Pra gente essa competição vai ajudar muito a fomentar o esporte, não só na nossa região, mas em todo o nosso estado. Também vamos conseguir atrair o público para conhecer a nossa cidade, que além da canoagem temos outras belezas como o turismo náutico e vamos tentar unir o esporte a todo esse nicho da região”, comenta o prefeito de. Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva. 
 
Para um grupo de três atletas a competição será pra lá de especial, os irmãos Thaís Pontes, Tailo Pontes e Antônio Filho Pontes são indígenas da etnia Kambeba e vivem na Aldeia de Três Unidos que fica no Amazonas. Eles fazem parte do Projeto de Canoagem desenvolvido pela FAS – Fundação Amazonas Sustentável e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A iniciativa que iniciou em 2019 e conta atualmente com 20 atletas.
 
Serão disputadas provas nas categorias: infantil, cadete, júnior e sênior e master, masculino e feminino, na canoa e no caiaque. A programação contará também com as distâncias de 1000, 500 e 200 metros, veja no boletim as categorias e as distâncias que serão disputadas por prova.
 
Na sexta-feira (29), acontecem as disputas na distância de 1000 metros, já no sábado (30) as provas dos 500 metros e no domingo (01) será a vez dos percursos de 200 metros.
 
Informação sobre o Controle Nacional
O Controle Nacional tem como objetivo avaliar os atletas do caiaque masculino e feminino e seguem as diretrizes publicadas no Plano de Trabalho 2022 da Canoagem Velocidade, com isso convocar posteriormente os atletas para as competições internacionais neste ano, também a formação de Equipes Nacionais Permanentes e o pagamento da bolsa auxílio durante 2022.
 
Tome nota! A CBCa e a Prefeitura realizarão uma coletiva de imprensa na sexta-feira (29)
A Confederação Brasileira de Canoagem e a Prefeitura Municipal de Capitólio/MG, estarão organizando uma coletiva de imprensa para os veículos que tiverem interesse em cobrir o evento, a previsão é realizar a ação na sexta-feira (29) às 15h00 que contará com representantes da Prefeitura Municipal, atletas e do treinador nacional da Canoagem. Brasileira, Lauro de Souza Júnior, mais informações com o assessor de imprensa da CBCa no telefone (45) 99938-1210.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus