Notícia
04/10/2017 01:10
Canoagem Velocidade inicia sua participação nos Jogos Sul-americanos da Juventude
Atletas de oito países disputam a competição que acontecerá até o sábado (07/10)

Começa nesta quinta-feira (05/10) a competição de Canoagem Velocidade nos Jogos Sul-americanos da Juventude, na capital chilena, Santiago. Durante três dias atletas de oito países, nascidos entre 2002 e 2003, disputarão provas de K1 e C1 Feminino e masculino.
 
Quatro atletas brasileiros participarão dos Jogos, Josias Souza e Débora Garcia disputam as provas do K1 e Diego Nascimento e Maria Gonçalves nas provas do C1, todos sob o comando do técnico Jonathan de Oliveira. Por mais jovens que sejam os atletas todos têm os objetivos bem claros antes da estreia na competição “Quero pegar um pódio”, comenta Diego Nascimento, já Maria Gonçalves não se contenta só com o pódio, “Pretendo dar meu melhor e ganhar um ouro”.
 
Para o chefe de equipe Alvaro Koslowski a expectativa para a competição é de uma boa apresentação dos brasileiros “Estamos com atletas jovens e estreantes em competições internacionais, nosso objetivo é deixar eles calmos para que possam mostrar tudo o que sabem, os resultados serão consequência disso”.
 
As provas nos Jogos não seguirão o formato tradicional das provas de Canoagem Velocidade, nas quais o atleta percorre a distância de 200, 500 e 1.000m em linha reta e o menor tempo é o vencedor. Nos Jogos Sul-americanos da Juventude as provas são confronto entre dois atletas em um circuito de 400m em um formato “todos contra todos”. O atleta percorre duas retas de 80m cada, duas curvas e uma reta diagonal de 160m, quem finalizar o percurso antes garante um ponto. Os quatro atletas com maior pontuação avançam para a semifinal, competindo então o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º, os vencedores disputam a medalha de ouro, os perdedores disputam o bronze.
 
 
Esta é a segunda edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude. A primeira aconteceu em 2013, no Peru, onde os brasileiros fizeram uma boa estreia e voltaram com três medalhas. Gilmar Gomes conquistou o ouro no K1 Masculino, Milton Oliveira garantiu a prata no C1 Masculino e Miriam Souza ficou com a prata no K1 Feminino.
 
Mais informações

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +