Notícia
15/10/2019 03:10
Canoagem Tradicional é tema de TCC de acadêmicos do Pará
Os acadêmicos Marcos Bruno da Silva Miranda e Abner José da Silva defenderam a tese sobre a inclusão da modalidade ser incluída no currículo escolar das escolas ribeirinhas

A Canoagem Tradicional ganha novos aliados na luta pelo seu reconhecimento e valorização cultural na região amazônica. Na última semana os alunos do curso de Educação Física da FAM – Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia no município de Abaetetuba, estado do Pará, defenderam seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) com temas abordando a implantação da Canoagem Tradicional na grade curricular das escolas ribeirinhas.
 
Os trabalhos foram defendidos por Marcos Bruno da Silva Miranda e Abner José da Silva. Marcos defendeu a tese sobre “A importância da inclusão da modalidade da Canoagem Tradicional na grade curricular da disciplina de educação física nas escolas ribeirinhas”, de acordo com o acadêmico a cultura da canoagem ajuda na valorização dos aspectos culturais locais. “Com isso daremos importância ou valorização de outros aspectos identititários que constituem a nossa cultura, como o brinquedo do miriti, a nossa culinária, a preservação do meio ambiente, danças, cantos, religiosidade, costumes, lendas, a nossa medicina naturalista e o resgate de nossos estaleiros e de seus profissionais quase que extintos, etc”, fala
 
Abner dissertou sobre os “Caminhos metodológicos para iniciação à canoagem nas escolas ribeirinhas”, para ele a canoagem pode ter um papel importante no aprendizado dos alunos,  “ela pode ser utilizada como um reforço nas disciplinas que abordam meio ambiente e preservação ecológica através da inserção da criança na pratica da canoagem possibilitando que ela vivencie e contemple as belezas do rio e perceba por si os problemas que o rio enfrenta com a poluição causada pela ação do homem”, explica Abner.
 
Os TCCs foram orientados pelo Prof. Esp. Josildo Cardoso da Silva. Esses estudos representam uma importante contribuição rumo à implantação efetiva da Canoagem Tradicional como disciplina nas escolas ribeirinhas da Amazônia.
 
Conheça na íntegra o trabalho dos acadêmicos, o TCC do Abner você pode acessar aqui e do Marcos aqui

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