Notícia
22/04/2017 18:15
Canoagem Slalom tem dia movimentado dentro e fora da água em Tomazina
Estreia da modalidade Canoagem Slalom Cross fecha o segundo dia da Copa Brasil

Aconteceu neste sábado, em Tomazina (PR), as disputas das provas da primeira divisão da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2017. O público que compareceu ao local também curtiu as provas da Canoagem Slalom Cross, modalidade que estreou nas competições da 1a Etapa do evento, no Paraná. Amanhã estão programadas as finais do evento.
 
Daniel Negrão, do K1 Masculino Junior, representando a APEN (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos) elogiou o nível da prova. “O rio está muito bom e o padrão de todos os atletas está muito alto. Estão todos chegando perto do Sênior e tornando a Canoagem Slalom cada vez mais competitiva”, comentou o canoísta que fez o segundo melhor tempo com 78.08 segundos, atrás do mais rápido, o canoísta Guilherme Rodrigues (78.06s) do IMEL (Instituto Meninos do Lago). 
  
O dia começou com um imprevisto para o canoísta Leonardo Curcel que quebrou o remo já na primeira descida. “Foi um azar porque gostei bastante da pista e quebrei o remo logo na largada”, disse. Na segunda descida ele conseguiu ficar em terceiro lugar geral e fez os ajustes para evitar novos sustos. “Remo zerado, cortado e arrumado”,  completou o atleta.
 
Estreia da Canoagem Slalom Cross
Uma prova diferente aconteceu hoje: as classificatórias da Canoagem Slalom Cross que estreou nos eventos da modalidade no Brasil. “É muito acirrado, é muita força, é muita garra, o atleta que consegue manter tudo isso até o fim vai muito bem”, falou o canoísta Renan Soares.
 
Argos Rodrigues, membro de Comitê de Canoagem Slalom Brasileira, falou sobre a estreia da modalidade. “É uma modalidade que a Federação Internacional de Canoagem está lançando para tentar aumentar o número de medalhas disputadas nos Jogos Olímpicos. Isso está entrando agora neste ciclo olímpico internacionalmente e o Brasil não pode ficar atrás, tem que chegar junto”, ressaltou.
 
Para ele as diferenças são muitas para a Canoagem Slalom tradicional. “Ao contrário do Slalom, no qual o atleta larga individualmente, no Cross são baterias de quatro em quatro, então há um embate na água que é muito interessante. Nossos canoístas estão animados e tenho a impressão que daqui a pouco todo mundo estará apaixonado por mais essa modalidade”, explicou.
 
Prova por Equipes
O Instituto Meninos do Lago (IMEL) levou as quatro provas disputadas por equipe neste sábado. No C1 Masculino a equipe IMEL05 composta por Felipe Borges, Richarleston do Amaral e Leonardo Curcel desceu as corredeiras do Rio das Cinzas sem nenhuma penalidade e completou a prova em 97.53 segundos.
 
Já o trio IMEL01 composta por Ana Sátila, Omira Maria e Marina Souza garantiu o ouro no K1 Feminino com o tempo de 108.88 segundos. No C2, William Oliveira/Jean Oliveira, Adriano Louranco/Thiago Feitosa e Gabriel Silva/Pedro Soares também foram campeões. No K1 Masculino, o trio do IMEL, João Machado, Fábio Rodrigues e Guilherme Rodrigues levou a melhor e garantiu a medalha de ouro.
 
Parceria com Juquiá
O Prefeito de Juquiá (SP), Renato Soares, está em Tomazina para acompanhar o campeonato e conta os planos de levar uma escolinha de canoagem para o município. “Em Juquiá temos rios bons, nos identificamos muito com esse tipo de esporte e temos muitos jovens e crianças para apresentar a canoagem. Temos certeza que pelas características naturais da cidade essa modalidade vai se encaixar perfeitamente lá”.
 
Rogério Bispo, Secretário de Esportes de Juquiá, reforça o coro para que a iniciativa dê certo.  “Pensei na modalidade, pois temos um rio muito propício para essa prática, só que nunca tinham pensado antes nessa possibilidade. Com o sucesso da canoagem nos últimos anos, entramos em contato com a CBCa para tentar montar um núcleo em Juquiá. A resposta foi positiva e já teve uma visita técnica e vamos implantar e ampliar as possibilidades aos nossos jovens. Quem sabe não encontramos outros atletas que serão destaque na canoagem do Brasil? E mais do que isso, que continuemos fazendo do esporte uma ferramenta educacional para construirmos melhores cidadãos”, finalizou.

Evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira: 
https://www.youtube.com/user/canoagembrasileira
 
  
Programação
  
Domingo dia 23.04.2017
09h30 - 12h30 - Semifinal
13h00 - 14h30 - Final
15h00 - 16h00 - Canoagem Slalom Radical
16h00 - 17h00 - Cerimônia de Premiação.
 
Mais informações em:

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +