Notícia
21/03/2023 07:03
Canoagem para todos: Projetos atendem pessoas com Down
No Dia Internacional do Síndrome de Down, CBCa reconhece a jornada única de pessoas com a condição genética e celebra a diversidade.

Hoje é um dia de conscientização, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de Março). A Síndrome de Down não é uma doença, é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. E a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) reconhece a singularidade e a jornada única de pessoas com essa condição genética. 
 
No Brasil, no universo da canoagem, diversos projetos inserem portadores de SD, destacamos três deles, sendo da Escola Fernanda Rachid, Escola Náutica de Ilha Comprida e UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
 
O Projeto Remando Juntos, da Escola Fernanda Rachid, é uma proposta de educação em movimento por meio da prática de esportes a remo (caiaques, canoas e stand up paddle) direcionado à pessoa com deficiência (especialmente no campo intelectual, transtornos, síndromes, paralisia).
 
A Escola Náutica de Ilha Comprida, junto a APAE, possui um projeto com alunos a partir de 10 anos, com categorias de canoagem e paracanoagem, olímpicas e não olímpicas, incluindo portadores de SD e demais DIs.
 
Em 2020, a UNIVASF, realizou um estudo para crianças com Síndrome de Down. Foram feitas análises em 16 crianças entre seis e 14 anos. Com pouco tempo de intervenção (8 semanas com 2 aulas de 40 minutos por semana), já foi possível observar ganhos significativos nas habilidades motoras globais dos participantes.
 
Para o Presidente da CBCa, Rafael Girotto, a data é uma oportunidade para reforçar a importância da inclusão no esporte, e a confederação tem um papel fundamental nesse processo. "É essencial que as pessoas com Síndrome de Down tenham a oportunidade de praticar a canoagem e se sentirem valorizadas como atletas. Através da canoagem, elas podem desenvolver habilidades físicas e mentais, além de estabelecer conexões sociais significativas. Vamos celebrar a diversidade e promover a inclusão na canoagem e em todas as áreas da sociedade".
 
Apoiadores: Universidades de Brasília com o Projeto GENES (Grupo de Estudos da Natação Especial); rede da APAE-DF (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal); AVenCemos (pessoas sobreviventes ao acidente vascular cerebral); DV na Trilha (ciclistas deficientes visuais); CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem); Fundação Bauminas; Canoe Brasil; Rumo Custom Paddles e Associação dos Servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ).









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus