Notícia
25/08/2020 04:08
Canoagem Brasileira suspende eventos nacionais em 2020
Para este ano somente o circuito de Canoagem Oceânica e os Campeonatos Brasileiros de Caiaque Polo e Canoagem Maratona estão previstos, já eventos das outras modalidades foram cancelados

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou nesta terça-feira (25) a circular 032/2020 onde informa o cancelamento de diversos eventos esportivos neste ano que ainda estavam aguardando confirmações para a sua realização, sendo assim não haverá competições esportivas pela Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Paracanoagem, Canoagem Descida, Dragon Boat e Canoagem Onda. Na Canoagem Oceânica, Canoagem Maratona e no Caiaque Polo ainda há previsão de realização de eventos esportivos.
 
As decisões foram tomadas por meio de reuniões dos Comitês das Modalidades, sempre em atenção aos cuidados dos atletas, membros e equipes de trabalho que estão a frente dos eventos. Foram vários pontos avaliados sempre levando em conta a orientação das autoridades sanitárias de diferentes esferas, mas a principal decisão deve-se ao bem-estar dos atletas, corpo técnico e profissionais que atuam nos eventos esportivos.
 
 
“O principal motivo do cancelamento do calendário de algumas modalidades em 2020 deve-se ao princípio da esportividade, como no Brasil existem regiões com condições distintas onde não é possível o atleta realizar treinamentos esportivos e já outras aos poucos estão retomando as atividades, os atletas não teriam o mesmo planejamento para uma disputa justa. Também existe a questão sanitária ainda muito sensível e com mudanças repentinas que poderiam atrapalhar todo um planejamento de um evento, que demanda dias e vários meses de trabalho antecipado”, comenta João Tomasini Schwernter, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
 
Na Canoagem Oceânica o calendário de 2020 será mantido, os eventos são realizados em parceria, a organização é compartilhada o que facilita na sua execução, esse foi o ponto defendido pelo comitê da modalidade, mesmo assim para que o evento aconteça, haverá todos os critérios de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias locais.
 
Estão previstas três competições na modalidade este ano: A 1ª Etapa da Copa Brasil – Molokabra entre 01 a 03 de outubro previsto para acontecer em Fortaleza no Ceará, o Campeonato Brasileiro – Ahoha Spirit em Ilha Bela, São Paulo nos dias 23 a 25 de outubro. Também está mantido a 2ª Etapa da Copa Brasil – Aloha Spirit em Niterói, Rio de Janeiro nos dias 06 a 08 de novembro.
 
 
No Caiaque Polo existe a possibilidade de realizar entre os dias 21 a 22 de novembro o Campeonato Brasileiro em Brotas, São Paulo. Também continua no calendário o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona previsto para os dias 21 a 22 de novembro em Corumbá no Mato Grosso do Sul.

Eventos e treinamentos
A Confederação Brasileira de Canoagem recomenda a todas as Federações Estaduais rever o calendário estadual durante o ano, também recomendamos aos Clubes e atletas que verifiquem as orientações dos órgãos sanitários locais (estado e município) autorizando ou não os treinamentos e competições locais, sempre prevalecendo o zelo pela saúde.
 
 
Já a participação de atletas brasileiros em eventos internacionais será avaliada de acordo com a atualização do calendário internacional e objetivos das equipes nacionais, sempre privando pela segurança e saúde de nossas equipes.
 
Renovações de cadastro em 2021
Em virtude do ano atípico de 2020, a CBCa irá estabelecer regras e descontos para atletas e clubes que realizaram o pagamento de anuidade junto a CBCa, porém não participaram de eventos. Estas informações serão definidas e repassadas no último trimestre de 2020.












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus