Notícia
17/10/2022 13:00
Canoagem Brasileira brilhou nos Jogos Sul-americanos
Ao todo foram conquistadas cinco medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze nas duas modalidades participantes: Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade

Foto: Fábio Canhete


A participação da Canoagem Brasileira fecha nesta sexta-feira (15) com chave de ouro, literalmente teve muitos ouros na Canoagem Slalom, foram duas conquistadas por Ana Sátila no C1 e Canoagem Slalom Extremo Feminino e Pedro Gonçalves pelo K1 e Canoagem Slalom Extremo Masculino, além do ouro de Omira Maria no K1 e o bronze de Kauã da Silva no C1 Masculino. Somando essas conquistas com a Canoagem Velocidade que garantiu dois pratas e quatro bronzes.
 
Pedro Gonçalves teve uma brilhante participação, o atleta garantiu duas medalhas de ouro, superou sua campanha na edição passada. “Passa um filme na cabeça toda vez que eu piso aqui, cada lugarzinho que eu piso eu me lembro do começo, eu me lembro de tudo que eu passei e nessa competição eu tinha o dever de trazer esses dois ouros pro Brasil”, fala Pepe.
 
Ana Sátila também fez bonito e trouxe duas medalhas de ouro, uma no C1 Feminino e outra no Canoagem Slalom Extremo Feminino. Ela venceu com facilidade suas concorrentes, administrou bem a prova e seu favoritismo. “Tá sendo muito legal competir em casa, estou amando demais. A gente normalmente não tem muitas competições aqui, mas estou muito contente, a organização está espetacular, o ambiente está incrível, a torcida do Paraguai também muita bacana, então muito especial conquistar essa medalha”, comenta Sátila.
 
Não podemos deixar de fora a caçula, Omira Maria trouxe sua medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. "É muito importante que é a primeira vez que a canoagem está competindo os jogos sul-americanos, então estou muito feliz pela minha medalha, ainda mais neste canal que estou sempre treinando aqui, foi um pouquinho mais fácil pra mim", comenta Omira.
 
Outra importante conquista foi no C1 Masculino, Kauã da Silva ganha a medalha de bronze na categoria. Quem conquistou o ouro foi o argentino Sebastian Rossi. “Minha prova não foi uma das melhores por conta de penalidades, dessa vez não foi o ouro, mas estou contente de ter conseguido o terceiro lugar, obrigado a galera que tá na torcida”, comenta.
 
Participação da Canoagem Velocidade
Na capital paraguaia aconteceram as disputas pela Canoagem Velocidade, o Brasil contou com seis atletas pela modalidade: Isaquias Queiroz, Erlon de Souza, Filipe Vieira Santana, Edinho Silva, Vagner Souta e Ana Paula Vergutz.
 
Nessa modalidade foram seis medalhas para o Time Brasil, sendo duas de prata e quatro de bronze. Edinho Silva e Vagner Souta voltaram pra casa com duas medalhas cada, Edinho uma prata no K1 Masculino 200m e um bronze no K2 Masculino 500 metros ao lado de Vagner Souta, que na prova individual trouxe também um bronze no K1 Masculino 1000 metros.
 
Ana Paula Vergutz garantiu uma medalha de prata na K1 Feminino 500m, Isaquias Queiroz também levou um bronze remando pela C1 Masculino 1000m. Erlon de Souza e Filipe Vieira também levaram bronze na C2 Masculino 1000m.
 
“Quero parabenizar todos os nossos atletas que garantiram importantes medalhas para a Canoagem Brasileira e também para o Time Brasil. Quero agradecer também ao Comitê Olímpico do Brasil por toda estrutura montada para que nossos atletas pudessem competir nas melhores condições possíveis, e aos atletas por nos representarem tão bem nessa importante competição”, fala Rafael Girotto, Presidente da CBCa.
 
Equipe da Canoagem Velocidade
Alvaro Koslowski – Chefe de Equipe
Lauro de Souza Júnior – Treinador
Ronilson de Oliveira – Auxiliar Técnico
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
Adrian Zimmermann – Fotógrafo/Videomaker
 
Atletas
Ana Paula Vergutz
Edinho Silva
Erlon de Souza
Filipe Vieira Santana
Isaquias Queiroz dos Santos
Vagner Souta
 
Equipe da Canoagem Slalom em Hernandárias
Ettore Ivaldi – Treinador
Ricardo Tasques – Auxiliar Técnico
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
Rodrigo Pérez – Redes Sociais
Roberto Lemos - Fotógrafo
 
Atletas
Pedro Gonçalves
Guilherme Rodrigues
Kauã Amaral
Ana Sátila
Omira Maria
Beatriz da Motta









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus