18/01/2021 05:01
Canoagem Brasileira agradece as mensagens de luto por Tomasini
Diversas pessoas e entidades enviaram suas manifestações de condolências para a família de João Tomasini Schwerter e também se solidarizando com a família da canoagem

FOTO: Doris Corbin

Inúmeras manifestações de carinho e grandes reconhecimentos pelo trabalho e a trajetória de João Tomasini Schwernter, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e também presidente da Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC). João faleceu no domingo (17) em virtude das complicações do COVID-19.

Com uma vida dedicada ao esporte, Tomasini sempre buscou elevar a canoagem e o esporte em geral com ações conjuntas, ele sempre foi um dirigente muito atuante e hoje recebe as homenagens de várias entidades.

Dirigentes, políticos e amigos também falaram sobre Tomasini, toda sua trajetória, o seu amor pelo esporte e a sua dedicação ímpar em busca de recursos, alternativas, parcerias que deixará um grande legado para o setor esportivo do Brasil e do mundo, veja algumas homenagens enviadas por personalidades que fizeram parte da vida de João Tomasini Schwertner.

Paulo Wanderlei Teixeira, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB)
“Dizer que é uma grande perda para o esporte brasileiro é redundância. João Tomasini foi um dos mais leais companheiro e amigo que tive em minha trajetória no Comitê Olímpico do Brasil. Aguerrido, incansável e, porque não dizer, briguento pelas causas que defendia, foi um dos grandes articuladores da Lei 14.073, que trará uma contribuição inestimável para o esporte olímpico do Brasil. É seu grande e valioso legado”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira”.

José Perurena, presidente da Federação Internacional de Canoagem (CBCa)
“Por muitos anos, João tem sido um trabalhador incansável impulsionando o crescimento e o desenvolvimento da canoagem, não apenas na região Pan-americana, mas em todo o mundo. Através do João, a canoagem na sua região sempre teve uma voz forte na mesa do ICF. Sua paixão pelo esporte era óbvia para todos, e as muitas horas que dedicou ao esporte nunca serão esquecidas”.

Thomas Konietzko, vice-presidente da ICF e presidente da Federação Alemã de Canoagem
João foi a força motriz do incrível crescimento do nosso esporte no Brasil e na América Latina. Ele vai deixar uma lacuna que não seremos capazes de preencher. Ele também foi um amigo com quem você podia contar e deixou um grande legado para o nosso amado esporte.

Simon Toulson, secretário-geral da ICF
“Na ICF, temos a sorte de ter líderes fortes em todo o mundo e nenhum foi mais forte e trabalhou mais arduamente do que João, ele não só trabalhou para estabelecer a canoagem como um esporte competitivo na sua região, mas também para garantir o seu crescimento e desenvolvimento. O orgulho que ele teve nas Olimpíadas do Rio em apresentar os esporte que ele tanto amava ficou claro para todos verem”.

Hélio Meireles, Confederação de Pentatlo Moderno
“Uma perda inestimável para o esporte olímpico. Perdemos um guerreiro que sempre se apresentou para encarar os grandes desafios para o desenvolvimento do Esporte Olímpico.”

General Brasil, ex-secretário Especial de Esporte
“Grandes perdas para o esporte brasileiro. Conheci o Tomasini e foi uma empatia imediata. Fiz questão de conhecer o projeto junto a Itaipu. Verdadeiramente grandioso. Antes de sair da Secretaria, tratamos de levar a canoagem para as comunidades indígenas. Foi um sonho que ficou no papel”.

Karl Anders, presidente da CBGelo
“Notícia muito triste; meus sentimentos a família Tomasini e família CBCa”

Rafael Westrupp, CBTenis
“Tristeza profunda. Que Deus o receba de braços abertos e conforte a família.

Ricardo Layser, ex-ministro do Esporte
“O esporte brasileiro deve muito a algumas figuras que se dedicaram ao esporte olímpico e ao esporte paralímpico, sem essas pessoas o esporte não seria a sombra do que é hoje. Uma dessas pessoas é o João Tomasini, assumindo a gestão de uma modalidade esportiva sem tradição no Brasil. Sem recursos, uma época muito difícil de se trabalhar, Tomasini abraçou a canoagem e soube construir uma trajetória vitoriosa”.

Flávio Cabral, presidente da CBW
“Que notícia triste. Grande perda. Que Deus conforte a família e o acolha”.

Silvio Acácio, presidente da CBJ
“Não tenho dúvida, um grande amigo dedicado e leal.”

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco
"Um grande amigo. Um grande lider. Meus pêsames e conforto para a família".

Marco La Porta, vice-presidente do COB,
"Muito triste. Um batalhador, incansável, dedicado, que colocou a canoagem acima da própria vida pessoal. Uma perda inestimável para o Esporte Olímpico Brasileiro. Merece todas as deferências e homenagens possíveis. Descanse em paz.”

Luciene Rezente, presidente da CBGinastica
“Perdemos um grande amigo lutador pelo esporte Olímpico que tristeza. Nosso sentimentos, que Deus conforto a toda  Família e amigos. Descanse em paz”

Alaor Azevedo, presidente da CBTMesa
“Vai com Deus amigo Tomasini! Uma enorme perda para o esporte Brasileiro e Mundial! Sentimentos a família!”

Luiz Carlos, presidente da CBKarate
“Que DEUS conforte a sua família e a todos do esporte Olímpico Brasileiro.”

Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo

Carlos Nuzmann, ex-presidente do COB
“Eu queria trazer nesse momento tão difícil, João foi meu companheiro durante 25 anos, nós tivemos juntos sempre e assisti e aplaudi o crescimento da Canoagem Brasileira, a conquista das medalhas olímpicas e o grande esforço e a luta que ele teve. Recebam meu profundo sentimento de pesar”.

Paulo Maciel, presidente do CBC
"É uma perda incalculável para a canoagem e para o Esporte Olímpico Brasileiro"

Ernesto Pitanga, presidente da CBTri
“Meu Deus. Muito difícil aqui. Me tornei próximo a este amigo. Difícil”

Durval Belen, presidente da Confederação de Tiro Esportivo
“Que tristeza! Muito difícil conformar-se com essa perda!!! Já está deixando saudades!!! Entretanto, é justamente nesses momentos que a nossa fé é colocada à prova! Eu creio em Deus, nosso Pai e no seu infinito amor para com cada um dos seus filhos. O Tomasini já está nos amorosos braços de Deus! Mas que fará falta aqui, com certeza fará! Extraordinário amigo e dirigente esportivo!!! Desejo que Deus conforte os familiares do nosso amigo!”

Ivar Sisniega, secretário geral da PANAM Sports
“Nos acabamos de enterarnos del fallecimiento de Joao. Lo siento mucho. Es una tragedia. Era demasiado joven y con mucho entusiasmo por su deporte y por la vida. Que triste. Era un buen hombre con mucho amor por su deporte.”

Mário Moccia, vice-presidente da PANAM Sports
“Muy triste noticia Paulo! Lo siento mucho , era un gran Amigo! Te hago llegar mi más sentido pésame para su familia y amigos!!”

Camilo Perez, presidente da ODESUR
“Que pena !! Tomasini amigo muy querido !!! Gran dirigente deportivo !!”

Nicole, membro do Comitê Olímpico Internacional
“Mis condolencias Paulo. Esto es una noticia muy, muy triste. Tomasini era un gran amigo, del cual guardare por siempre muy gratos recuerdos.”

Eduardo Álvarez, presidente do Comitê Olímpico Venezuelano
En nombre del comité olímpico venezolano, su junta directiva, sentimos profundamente  el fallecimiento de joao tomássini líder  invaluable  del canotaje mundial, extendemos nuestras  las palabras de condolencias a familiares y amigos...paz a sus restos.

Comitê Olímpico do Chile
“Mi querido amigo recibe en nombre del Comité Olímpico de Chile y en el mío en particular nuestras sinceras condolencias por la pérdida de un gran dirigente como fue Joao Tomassini.”

General Marco Aurélio, ex-secretário Especial de Esporte
“O Esporte Olímpico está de luto... morreu um desportista, um dirigente, um amigo ... triste perda. Receba minhas condolências ... e um fraterno abraço.”

Vicente Fernando Blumenschein, ex-presidente da CBTarco
Adeus amigo. Partiste muito cedo. Deixou um legado incrível para a canoagem e o esporte. Que Deus te acolha e conforte a família.

João Arruda, ex-deputado (PR)
“O esporte nacional perdeu hoje um grande líder e eu perdi um amigo. Fizemos grandes parcerias pelo desenvolvimento da canoagem. Vai com Deus.”

Alex Grael, prefeito de Niterói
“O Tomasini era um amigo pessoal da minha família, um dos dirigentes esportivos mais competentes e empreendedores do país e um grande parceiro do Projeto Grael. Graças a ele, foi possível estruturar o nosso programa de canoagem na instituição. Ele fez um trabalho de popularização e interiorização da canoagem, que viabilizou a geração de medalhistas olímpicos, como Isaquias Queiroz. Triste perda para o esporte. Tomasini será sempre lembrado por seus feitos pela canoagem no país. Minha solidariedade e carinho aos familiares.

Time Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de João Tomasini, presidente da CBCa. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento tão difícil”.

Davidson Magalhães, secretário do Estadual do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia
“É com profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, em virtude de complicação da Covid-19. Minha solidariedade aos atletas da canoagem, amigos e familiares de João Tomasini Schwertner.”

Sou Esporte
“A Sou do Esporte lamenta profundamente o falecimento do presidente da Conf. Brasileira de Canoagem João Tomasini Schwertner, aos 61 anos, neste domingo (17) por complicação do COVID-19. Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares.”

Alberto Murray Neto, presidente da Comissão de Ética do COI
“Meus sentimentos à família do presidente João Tomasini e à Canoagem Brasileira pelo seu falecimento, decorrente do coronavírus.

Gerardo Alberto Alvarez, presidente da Federação de Canoagem da Nicarágua
“Em nome do presidente do Comitê Olímpico Nacional da Nicarágua, dos atletas e e de mim mesmo as mais profundas condolências aos familiares do nosso João, à canoagem da América e do mundo e aos seus queridos brasileiros. Não há palavras de consolo para uma perda tão lamentável, apenas a memória e o carinho. Deus sempre ao seu lado irmão, amigo e líder”

Hugo Cabral, presidente da Federação Argentina de Canoagem
“Toda a Federação Argentina de Canoagem, lamenta e chora por um lutador fundamental do nosso esporte para a América. Nossas condolências à sua família e à CBCa”

Pedro José Buendia, presidente da Federação Boliviana de Canoagem
“Em nome de todos os membros da nossa Federação de Canoagem Boliviana adicionamos à dor que sente a sua família João, só podemos dar a nossa profunda dor pela perda do nosso querido presidente”.

Álvaro Torres, presidente da Federação de Canoagem do Chile
“Em nome da nossa instituição e nossa diretoria, manifestamos nosso sentimento de pêsames pelo falecimento de nosso presidente, é uma grande dor que toda a família da canoagem sofre hoje.”

Allan MacDonald, presidente da Federação de Canoagem de Sint Maarten
“O João apoiou o movimento da Canoagem Oceânica que está acontecendo no Brasil e esperava que mais países aderissem ao esporte relativamente novo na América Latina. Gostaríamos de expressar nossos sentimentos de simpatia pela nossa família brasileira de surf ski”.

Sebastián Gomez, presidente da Federação Uruguaia de Canoagem
“Não temos palavras para falar ainda desta perda de um amigo e colega da canoagem, acompanhamos a dor da sua família.”

Casey Wade – CEO da Federação Canadense de Canoagem
“Em nome da Canoe Kayak Canadá, nossas sinceras condolências, que Deus o tenha”

Jorge Salvador Tavara, presidente da Federação de Canoagem do Peru
“Lamentamos essa terrível perda do nosso amigo João, nossas sinceras condolências para sua família”

Ana Hernandez, presidente da Federação Porto-riquenha de Canoagem
A Federação Porto-riquenha de Canoagem lamenta profundamente a perda deste grande ser humano que deu tudo pelo nosso esporte. Nossas sinceras condolências à família João e Canoagem da América.

Isaias Burbano Sánches, presidente da Federação Equatoriana de Canoagem
“Todos nós que fazemos parte da Federação Equatoriana de Canoagem estendemos nossas sinceras condolências à família do João e a todos”.

Xiana Loaiza Pérez, CEO Federação Costarriquenha de Caiaque e Canoagem
Em nome da Federação Costarriquenha de Caiaque e Canoagem, estendemos nossas condolências a toda família do João, à Canoagem do Brasil, América e de todo o mundo. Ele levantou uma oração por toda a família do João, paz e força, um grande abraço com o amor de sempre.

Andres Osiris Tejeda, presidente da Federação Dominicana de Remo e Canoagem
“Em nome da Federação Dominicana de Remo e Canoagem e de nossos treinadores e atletas, expressamos nossas mais profundas condolências pelo falecimento do nosso presidente da Confederação Pan-Americana de Canoagem, COPAC, João Tomasini.”

Stay Strong “Rok”, Associação Americana de Canoagem (ACA)
Meu coração está com a família e os amigos de João no momento da dor. Além disso, em nome da American Canoe Association (ACA), nossas sinceras condolências.

Alejandro Hamze Ruiz, presidente da Federação Cubana de Canoagem
“Em nome da canoagem cubana expressamos nossas mais profundas condolências pela perda de nosso Presidente COPAC, querido amigo João Tomasini, chegar a sua família, a família da Canoagem Brasileira, seus colegas COPAC, nossa tristeza, irmão”.

John W. Alons, presidente da Federação Paraguaia de Canoagem
“Em nome da Federação Paraguaia de Canoagem, enviamos nossas mais profundas condolências pela saída de vida de nosso amigo João Tomasini, presidente da Confederação Pan-Americana de Canoagem, Paz por sua Alma e Renúncia Cristã por sua Família”.

Elvin Penner, presidente da Associação de Canoagem de Belize
“Nossas mais profundas condolências à família de João, amigos e ao COPAC pela grande perda sofrida pela Associação de Canoagem de Belize”.

Julio Cesar Ribeiro, deputado federal (DF)
“O Brasil perde um batalhador do esporte que deixará m grande legado na luta pelo segmento”

Felipe Carreras, deputado federal (PE)
“A Canoagem Brasileira perde hoje, um grande nome. João Tomasini infelizmente foi mais uma vítima do COVID-19. O nome do João ficará marcado na história do esporte e da canoagem do Brasil. Meus sentimentos aos familiares e amigos”

Pedro Cuesta
“Meu sentimento de pêsames a Canoagem Brasileira e para a família de João Tomasini".

Jose Andres Roman Mangas
“Meus pesames pela morte do João”

Javier Martínez Vesga
“Meu sentimento de pêsame para a família de João Tomasini, um grande abraço muito grande para todos nesse momento tão duro. Um abraço de Irun de Maite y Javier "Musku"