Notícia
17/10/2017 16:20
Campeonato Brasileiro de Descida Clássica e Creek decidiu os campeões brasileiros de 11 categorias
Competição realizada em Schroeder – SC definiu também os classificados para o Mundial da modalidade em 2018

Fotos: Cyntia Tetto


Neste final de semana aproximadamente 60 canoístas tomaram conta das águas do Rio Bracinho, na Reserva Estação Ecológica Bracinho, em Schroeder – SC, para participar do Campeonato Brasileiro de Descida Clássica e Creek. O evento fechou o calendário de 2017 da modalidade e definiu os classificados para o Campeonato Mundial de Canoagem Descida de 2018.
 
O palco da competição já foi um espetáculo à parte. As águas límpidas e turbulentas do Rio Bracinho ganharam um reforço devido ao volume de águas liberadas especialmente para o Campeonato pela Hidrelétrica do Bracinho, que teve o aumento de vazão permitido pela CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina, controladora da Usina.
 
No total a competição contou com mais de 140 descidas oficiais, distribuídas entre as diferentes categorias e cujos tempos de descida foram todos contabilizados para o ranking da competição. No sábado, a primeira prova a ser disputada foi a Creek Clássica. Os canoístas desceram o rio com seus barcos plásticos a partir da Usina e percorreram cerca de um quilômetro no trajeto mais radical, composto por refluxos, pedras e fortes corredeiras em meio a Mata Atlântica totalmente preservada. 
 
Domingo foi o dia da prova principal, que define além dos campões da modalidade, os melhores tempos para o ranking dos atletas que participarão do Mundial da modalidade em 2018. O percurso de três quilômetros da prova Clássica foi em rio bastante técnico, estreito, com a presença de pedras e fortes corredeiras do início ao fim. A prova exigiu muita técnica dos canoístas para desviar dos obstáculos e realizar as descidas no menor tempo possível. Devido às dificuldades, alguns canoístas não conseguiram completar o percurso e tiveram que ser resgatados pelas equipes de salvamento.
 
Outro destaque da competição foram os atletas da Paracanoagem do Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, que enfrentaram as corredeiras e superaram o percurso com remadas fortes, abrilhantando a prova.
 
A última modalidade disputada foi o Head to Head, na qual os atletas largam lado a lado em uma embarcação Creek e percorrem um percurso de 200m, além de terem que fazer duas balizas de remonta.
 
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida Clássica foi organizado pelo Clube de Canoagem Kentucky – CANOKEN, sob supervisão do Comitê de Canoagem Descida e da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa além do apoio da Prefeitura Municipal de Schroeder e da Associação de Municípios do Vale do Itapocu – Amvali.
 
 
Primeiros colocados por categoria:
Creek Clássico: Marcos Zanghelini “Zanga” | Jaraguá do Sul – SC
Turismo: Miguel Mulin | Santo Antonio de Pádua – RJ
Paracanoagem: Fernando Rufino de Paulo “Cowboy” | Campo Grande – MS
K1 Júnior: Pedro Avila | Aquidauana – MS
K1 Sênior: Rafael Girotto | Aquidauana – MS
K1 Master: Marcos Zanghelini “Zanga” | Jaraguá do Sul – SC
Feminino: Luiza Cavallieri | Aquidauana – MS
Head to Head: Adilson Pommerening “Pomba” | Schroeder - SC
K1 por Equipe: Arthur Padial, Rafael Girotto e Daniel Hayashi | Campo Grande – MS.
Duck Open: Marcos Zanghelini “Zanga” e Adilson Pommerening “Pomba” | Jaraguá do Sul e Schroeder – SC
Duck Misto: Wilson Volz e Luiza Cavallieri | Schroeder – SC e Aquidauana – MS.
 
Classificados para o Mundial de Canoagem de Descida 2018, com os melhores tempos gerais
1º Rafael Girotto 09:56:00 | Aquidauana – MS
2º Marcos Zanghelini “Zanga” 10:09:00 | Jaraguá do Sul - SC
3º Daniel Hayashi 10:43:00 | Campo Grande - MS
4º Wilson Volz 10:47:00 | Schroeder - SC

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +