Notícia
03/10/2019 03:10
Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom neste fim de semana em Foz
O evento faz parte do cronograma da terceira temporada dos Jogos de Aventura e Natureza que acontecem na região oeste do estado do Paraná

Foz do Iguaçu recebe duas competições de Canoagem Slalom neste fim de semana. Na sexta-feira (04) acontecem as provas da 2ª Etapa da Copa Brasil pela 2ª divisão. Já no sábado (05) e domingo (06), será realizado o maior evento nacional da modalidade, o Campeonato Brasileiro. Ao todo, ambos os campeonatos contarão com aproximadamente 100 atletas. Grandes nomes do esporte, como Ana Sátila, Pedro Gonçalves, Felipe Borges, remarão nas águas do Canal Itaipu, dentro da Itaipu Binacional. Ao todo seis associações do Brasil enviaram canoístas para o evento que vai até o domingo (06).
 
A competição faz parte do cronograma de eventos da 3ª Etapa dos Jogos de Aventura e Natureza que está acontecendo na região oeste do estado do Paraná. Organizado pelo Governo do Estado do Paraná, várias disputas entraram para o cronograma como provas de Canoagem Velocidade, Corrida de Aventura, Futebol das Estrelas, Moutain Bike, Balonismo, entre outros.
 
Voltando da Europa, Ana Sátila chega ao campeonato com o sabor de poder comemorar sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A atleta competiu no fim de semana passado em La Seu d’Urgell na C1 (Canoa individual) e no K1 (caiaque individual) no Mundial de Canoagem Slalom. Ela foi para a final nas duas categorias, mas não garantiu pódio. Mesmo assim ficou entre as colocadas que carimbaram o passaporte para o Japão. Por seus índices serem muito superiores ao das outras canoístas brasileiras ela já teve vaga conquistada no Mundial, pelos critérios da seletiva nacional.
 
“É mais um sonho que se realiza, competir pela terceira vez em Jogos Olímpicos. Não tem como explicar, a cada competição fico mais madura e estarei bem preparada. Agora é pensar no Campeonato Brasileiro aqui em Foz onde eu cresci como atleta. É algo especial, comemorar essa conquista remando aqui”, comenta, Sátila que é atleta prata da casa do Instituto Meninos do Lago (IMEL).
 
Quem também tem muito que comemorar é Pedro Gonçalves, nem bem descansou da temporada na Europa onde garantiu a vaga do K1 Masculino para o Brasil em Tóquio e já foi pra água, representando a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos de Piraju/SP. Ele sabe da importância das provas nacionais.
 
“Quanto mais competições nacionais tivermos é melhor para desenvolver o nosso esporte, temos que estimular cada vez mais novos atletas, formação de bases porque quanto mais competitivo for, melhores resultados teremos fora do Brasil”, explica.
 
Um estímulo aos competidores sempre é a busca de garantir uma boa colocação no ranking nacional. Ele define a escolha das Bolsas Atletas Nacional, em nível estadual e também em alguns casos, como de Foz do Iguaçu, municipal. Os recursos são pagos para os atletas que conseguirem bons índices. O ranking é uma somatória de participações nas competições do calendário nacional. No caso do Campeonato Brasileiro que acontece neste fim de semana, os pontos são dobrados.
 
“Há também uma questão para a escolha dos atletas para a seletiva nacional: quem estiver melhor posicionado é chamado para participar do evento que definirá os atletas aptos para disputas internacionais, em 2020, quando em especial temos os Jogos Olímpicos. Então sempre há um estímulo ainda maior dos atletas para participar”, comenta André Behs, supervisor da modalidade.
 
O público poderá comparecer ao evento.
A competição será aberta para o público, que poderá conferir as remadas dos principais atletas do Brasil e também olhar os pequenos iniciantes na água. Haverá uma central de cadastramento no estacionamento da CRV – Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional. Neste local haverá ônibus gratuito que levará o público até o local das provas. O serviço funcionará das 08h00 da manhã até às 16h30, de sexta a domingo. A única exigência será apresentar um documento com foto para fazer o cadastro.
 
Calendário de provas
Sexta-feira (03) – Copa Brasil – 2ª Divisão
Das 10h30 às 15h50 – Competições em geral
 
Sábado (04) – Campeonato Brasileiro 1ª Divisão
Das 09h15 às 17h00 – Provas classificatórias individuais, disputas por equipes e tomadas de tempo do Canoagem Slalom Extremo
 
Domingo (05) – Semifinais e Finais do Campeonato Brasileiro 1ª Divisão
Das 08h30 às 13h00 – Semifinais e Finais Canoagem Slalom
Das 14h00 às 16h00 – Eliminatórias e finais do Canoagem Slalom Extremo
Das 16h00 às 17h00 – Cerimônia de Premiação

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube