Notícia
10/10/2017 01:10
Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida Clássica movimenta as águas de Schroeder – SC
Evento fechará o calendário da modalidade em 2017

Foto: Cyntia Tetto


À medida que o final do ano se aproxima as modalidades da Confederação Brasileira de Canoagem vão encerrando o calendário de competições de 2017. Neste final de semana, a Canoagem Descida terá o último evento do ano: o Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida Clássica. A cidade de Schroeder, em Santa Catarina receberá atletas de todo o Brasil para a competição mais importante do calendário nacional para a modalidade.
 
A competição será realizada no Rio Bracinho, dentro da Estação Ecológica do Bracinho – Usina Hidrelétrica do Bracinho e terá provas de K1 Descida, Masculino e Feminino, Turismo Masculino, Duck Misto e Masculino além de provas de Creek que utiliza caiaques rotomoldados utilizados no Caiaque Extremo e que se tornou uma categoria oficial em 2017.
 
A expectativa é a de que o Campeonato reúna 60 atletas de todo o Brasil. Eles serão divididos em quatro categorias: Júnior para atletas de até 18 anos de idade, Sênior para atletas de 19 à 34 anos, Máster para atletas acima de 35 anos e Feminino, que é exclusivo para canoístas do sexo feminino de todas as idades.
 
As provas não serão todas realizadas na mesma parte do Rio Bracinho. A modalidade Creek largará em um trajeto mais radical, a partir da saída de águas das comportas da Hidrelétrica, na parcela com maior desnível do rio e muitas pedras. Na modalidade Clássica serão quatro quilômetros com o rio variando sua largura entre três e dez metros e uma profundidade entre 0,5 e 2 metros, além de muitas curvas e uma correnteza forte. Na disputa do Head to Head (confronto direto) Creek o percurso será de 300m e a presença de duas balizas.
 
 
No sábado, dia 14 acontece a prova Clássica Individual Creek, em descida única a partir das 15h, já no domingo (15) serão realizadas as provas Clássicas de descida, Clássica por equipes e a prova Creek Head to Head.
 
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida Clássica tem organização do Clube de Canoagem Kentucky – CANOKEN, Comitê de Canoagem Descida e supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa além do apoio da Prefeitura Municipal de Schroeder e da Associação de Municípios do Vale do Itapocu - Amvali

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +