Notícia
27/06/2017 01:06
Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo chega ao fim
Primeira competição da modalidade no estado de MG teve hegemonia paulista

Neste último final de semana, na cidade mineira de Extrema, o 23º Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo. O evento, que aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, é uma das maiores competições da modalidade a nível nacional e foi realizado pela Prefeitura Municipal de Extrema – MG e Limiar Produções, e supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Além de valer o título brasileiro da modalidade o evento ainda foi homologado como Seletiva Nacional para o Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo, que será realizado na Argentina, no final do ano.
 
A competição contou com 40 atletas dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Santa Catarina. As equipes foram separadas em duas categorias: Série Prata, para atletas com até dois anos de treinamentos na modalidade e Série Ouro, para atletas mais experientes.
 
Pela Série Prata a equipe KPZ Brotas, que participa pela segunda vez de um campeonato nacional, foi a campeã ao vencer os donos da casa da equipe Extrema pelo placar de 3 a 1. A equipe USPÓLO completou o pódio, garantindo a 3ª colocação. Na Série Ouro, o lugar mais alto do pódio também foi ocupado por uma equipe paulista. Os atletas da equipe São Pólo venceram a equipe Grilos Team, de Londrina - PR, pelo placar de 5x4 e garantiram seu décimo título nacional da modalidade. A equipe Nômades, de Brasília – DF, garantiu o bronze ao vencer a equipe Brotas CCB pelo placar de 4x1.
 
O grande feito dos atletas da equipe São Pólo fica ainda mais impressionante pelo fato de o décimo campeonato brasileiro da equipe ter sido conquistado de forma invicta. Durante sua campanha a equipe marcou 27 gols e sofreu apenas 8 em toda a competição.
 
Segundo Leonardo Colomera, Supervisor da modalidade junto à CBCa “O evento despertou o interesse em novos praticantes na região”, e observando a resposta da população da cidade e região a Prefeitura de Extrema espera inaugurar escolinhas de iniciação à modalidade ainda no ano de 2017. Com isso a Prefeitura pretende garantir a participação da equipe mineira nos eventos da modalidade em 2018.
 
Preparação internacional
 
Foi montado um ciclo de treino dividido em três etapas para os atletas que participarão do Pan-americano em novembro, na Argentina. A primeira etapa aconteceu até o Campeonato Brasileiro, a segunda ocorre até a Seletiva Oficial, que acontecerá em São Miguel Arcanjo – Sp, entre os dias 1º e 3 de setembro, quando acontece a convocação oficial para o Pan, e a terceira acontece até o próprio Pan-americano. O técnico da seleção brasileira de Caiaque Polo Fernando Souza Lima Carazzato comenta sobre o período de treinamentos “Já nesta primeira etapa pude perceber a evolução física e técnica dos atletas, eles estão muito determinados. Acredito que teremos chances de voltar a vencer o Pan-americano e assim conseguir a vaga para o mundial de 2018”, comenta Fernando. O Campeonato Mundial de Caiaque Polo acontece em Welland, no Canadá entre os dias 1º e 5 de agosto do ano que vem.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +