Notícia
15/05/2017 08:00
Brotas – SP recebeu competições de Rafting e Canoagem Descida
Local foi o palco de primeiro evento conjunto das duas modalidades e reuniu atletas de todo o Brasil

No segundo final de semana deste mês a cidade de Brotas – SP recebeu a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Descida e o Campeonato Brasileiro de Rafting R6, essa foi a primeira vez que as duas modalidades realizaram competições juntas. A iniciativa teve como objetivo estimular o intercâmbio entre as modalidades e incentivar a presença do público e de novos atletas. A competição foi realizada no Rio Jacaré Pepira, localizado dentro do Parque dos Saltos em Brotas - SP.
 
Campeonato Brasileiro de Rafting R6
 
O Campeonato é disputado em 4 provas diferentes (Sprint, Head to Head, Slalom e Descenso) e a equipe com o melhor resultado em todas as provas garante o título. A competição teve a participação de 8 equipes com atletas de todo o Brasil, mas o fator casa contou e as equipes locais não deram chances para os outros competidores. A equipe Bozo D’água venceu todas as provas e finalizou o Campeonato na primeira colocação geral com 1000 pontos. Brotas Bozo, outra equipe da região ficou em segundo lugar em quase todas as provas, ficando em 3º apenas no Slalom, dessa forma garantiu a medalha de prata com 853 pontos. A equipe Muleks de Brotas completou o pódio geral e ficou na 3ª colocação com 721 pontos.
 
A competição também foi seletiva para o próximo e último evento da modalidade no ano de 2017: o Campeonato Mundial de Rafting R6, que será realizado em Miyoshi – JPN, em outubro deste ano. O Brasil é o atual campeão Masculino Sub-23 e Open, e Feminino Sub-23 e pretende manter essa hegemonia na competição do segundo semestre. O Comitê da modalidade já publicou a convocação para a Competição, você pode acessá-la pelo link abaixo.
 
 
1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Descida
 
O evento que abriu o calendário de competições da modalidade aconteceu no segundo dia de provas no final de semana e trazia uma novidade: a inclusão da categoria Creek na competição. O Creek utiliza caiaques rotomoldados e passou a ser uma categoria oficial neste ano. A disputa do Creek ocorre de forma parecida com a competição do Rafting, o atleta com maior pontuação geral em todas as provas se torna o vencedor, mas no Creek são apenas 3 provas (Sprint, Head to Head e Descida). O vencedor no Creek foi Thiago Diniz (140 pontos), seguido por Paulo Cesar Zulu (130 Pontos) e Leandro Cavalcanti completou o pódio com 100 pontos.
 
Na disputa do K1 Masculino Sênior Thiago Diniz manteve o bom desempenho do Creek e levou a medalha de ouro, Gustavo Moreno de Medeiros Miranda conquistou a prata e Paulo Cesar pereira garantiu o bronze. No K1 Master o atleta Wilson Volz ficou com a primeira colocação, Lucas Paulino em segundo e Arthur Francisco Padial na terceira posição. Já na disputa do K1 Feminino a atleta Lais Messias da Silva garantiu o lugar mais alto do pódio, Bárbara Marinho Azevedo ficou com o segundo lugar e Francislei Fagundes ficou na terceira posição.
 
A próxima competição da modalidade é o Campeonato Mundial de Canoagem Descida, que será realizado em Pau, na França, em setembro.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +