Notícia
03/10/2017 01:10
Brasileiros dominam Campeonato Sul-americano de Canoagem Oceânica em Ilhabela
No 1º evento Sul-americano da modalidade, além do Brasil, estiveram presentes atletas do Uruguai e México.

A Canoagem Oceânica é uma modalidade que cresce sem parar pelo mundo e na América do Sul não é diferente. O movimento já é grande no Brasil, e também em países como Uruguai, Argentina e Venezuela. Além disso, outros países das Américas já realizam provas de Ocean Racing - como a oceânica é mundialmente conhecida - tal como México, USA e Canadá. 
 
Para confirmar a força do Brasil o Comitê de Canoagem Oceânica, juntamente com a diretoria da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, iniciou o movimento para realizar a primeira competição internacional da modalidade em águas brasileiras. Depois de receber o aval da CoSurCa – Confederação Suramericana de Canotaje os primeiros campeões Sul-americanos de Ocean Racing foram conhecidos.
 
As disputas realizadas na cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, foram divididas nos dois dias do final de semana. No sábado (30/09) a disputa foi no individual e no domingo (01/10) a disputa em duplas. No individual, certa de 80 embarcações largaram para os 22km de disputa e nas duplas, cerca de 30 embarcações coloriram as águas de Ilhabela.
 
No sábado a largada aconteceu às 13h, o primeiro canoísta a completar a prova e sagrar-se campeão sul-americano e também fechando o Circuito 2017 como campeão brasileiro foi José Marcos Mendes Filho, com o tempo de 01h45m13s. Luiz Wagner Pecoraro e Gabriel Pereira Monteiro de Oliveira completaram o pódio masculino. No feminino a atleta Carmen Lucia da Silva foi a grande campeã sul-americana com o tempo de 01h59m40s, com Rayssa Corrêa Silva sendo vice-campeã e Larissa Oliveira dos Santos completando o pódio feminino na terceira colocação.
 
No domingo pela manhã foi a vez dos duplos competirem, partindo pontualmente à 09h para executarem o percurso de 22km. Cerca de 30 duplas coloriram as águas de Ilhabela para a disputa do Campeonato Sul-americano e Brasileiro. Com larga vantagem, a primeira dupla a cruzar a linha de chegada e se tornar campeã sul-americana, foi José Antônio da Silva e João Pedro Schiavinato da Silva, com o tempo de 01h38m16s. A segunda dupla, foi a dupla mista José Marcos Mendes Filho e Bruna Chicato Ribeiro Gama, seguidos pela dupla Júnior João Pedro Vieira Miguel e Mayko Lucena Assipal.
 
A festa de premiação do individual aconteceu no sábado à noite na PROA Guardaria de Ilhabela ao som da banda TomCats, onde os atletas presentes se divertiram e receberam suas premiações do Sul-americano e também do Circuito 2017. A premiação dos duplos ocorreu no domingo, na praia da largada, onde também foram premiadas as duplas Sul-americanas e Brasileiras 2017.
 
 

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +